Gigante do streaming entra oficialmente no mercado do varejo, mas também quer explorar games.
Loja da Netflix (foto: reprodução)
, Head de Conteúdo
4 min
•
11 jun 2021
•
Atualizado: 1 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Alberto Cataldi com Sabrina Bezerra
A Netflix deu um passo importante nesta semana ao lançar uma loja de produtos licenciados. Criada em parceria com a Shopify, Netflix.Shop será o site oficial para comprar produtos relacionados às séries do serviço do streaming. Já é possível encontrar por lá camisetas, jaquetas, acessórios e colecionáveis das séries “Eden”, “Yasuke” e “Lupin”, todas criadas em parceria com designers famosos, autores e, no caso da série francesa, até com o Museu do Louvre.
O VP de produtos para o consumidor, Josh Simon, afirmou que mais novidades chegarão em breve à loja, que por enquanto está restrita aos Estados Unidos. Espere por peças de “Stranger Things” e “A Casa de Papel”. É a primeira iniciativa da Netflix para a venda direta de merchandising. A razão é algo que já discutimos aqui: o valor de um bom IP que vai além dos filmes ou das séries.
A líder do streaming precisa que seus produtos ajudem a dar mais relevância para as produções e vice-versa, criando marcas mais fortes que possam competir de igual para igual com outras mais estabelecidas de concorrentes como Disney e WarnerMedia. Mas não vai ser fácil. Interesses por séries da Netflix costumam durar algumas semanas ou meses, enquanto as produções da Disney e da HBO sustentam públicos por anos ou décadas.
A Netflix já havia levado seus produtos licenciados para grandes redes de lojas em todo o mundo e fez parcerias com Amazon e Wallmart. Mas a nova iniciativa parece mais alinhada com os interesses da empresa de se apropriar de seu público, assim como outros movimentos recentes…
Apesar de ter mais mais de 200 milhões de assinantes no mundo, a Netflix tem indicado desaceleração em seu crescimento. A empresa fechou o primeiro trimestre de 2021 com 4 milhões de novos inscritos, 2 milhões a menos do que a meta. Em paralelo, investe em iniciativas que gerem novas fontes de receita, relevância e criação de propriedades para explorar. Uma delas parece ser o mercado de games.
Segundo o The Information, a Netflix está em busca de um executivo da área de jogos para ajudar a expandir os negócios da empresa. O plano é ir além da produção de filmes e séries e entrar pra valer no mercado de games. É uma aposta arriscada, mas que a empresa já testou levemente com iniciativas de conteúdos interativos como do "Black Mirror: Bandersnatch", além de programas infantis. A empresa também colaborou na criação de um jogo de “Stranger Things” com uma desenvolvedora externa, a BonusXP.
A Netflix também já tem investido no mercado de podcasts desde 2019 e mantido o selo de histórias em quadrinhos Millarworld, comprado em 2017. Esses avanços, porém, não trouxeram grande retorno. Com uma entrada mais agressiva no varejo, a empresa talvez possa explorar não apenas sua base de assinantes, mas também sua tecnologia para oferecer produtos que tornem o público engajado (em tempo e dinheiro) nos produtos criados pela plataforma. Algo que a Disney faz muito bem há muito tempo.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo
Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!