Depois de períodos difíceis, a e.Go joga alto para se consolidar como uma montadora de carros elétricos sustentável e de relevância
, Jornalista
4 min
•
10 mai 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Camila Petry Feiler
As mudanças no setor automobilístico estão aceleradas e a busca é por iniciativas mais sustentáveis. Por mais que Tesla tenha grande destaque no setor, outras marcas estão deslanchando e a bola da vez é a e.GO Mobile, startup alemã que contratou Neymar Jr como embaixador e lançou, esta semana, o e.wave X, um modelo subcompacto.
O lançamento oficial aconteceu em Berlim, onde Neymar apresentou a novidade ao público e, na sequência, também nas suas redes sociais. O jogador ganhou uma versão estilizada, com a sigla N.J (Neymar Junior) no meio do capô, que agora divide a garagem com modelos luxuosos.
O novo e.wave x mede 3,34 metros de comprimento (um carro de 4 lugares, sendo desenvolvido para dois ocupantes, que cabe em quase qualquer vaga de estacionamento) e possui uma bateria que alcança maior autonomia: até 240 quilômetros.
Além disso, ele é feito com peças recicladas, tem interior tecnológico, tração traseira, rodas aro 18, faróis em LED e três modos de condução: ECO, Comfort e Sport. O carro elétrico é o destaque (e também carro-chefe) da montadora, com o preço anunciado na Europa por 24.990 mil euros (aproximadamente R$ 135 mil). Em comparação, ele acabaria saindo mais barato que o seu concorrente, o Renault Kwid E-TECH, que custa R$ 142.990.
Em nota, Neymar Jr. diz: “Ver como este carro elétrico especial está sendo construído é como ver uma arte 3D sendo executada em minutos. Este não é apenas um carro, é uma afirmação que combina inovação e propósito sustentável em uma escolha de estilo de vida.”
No mercado desde 2015, ela surgiu como um spin-off da RWTH Aachen University, maior universidade tecnológica da Alemanha. A empresa entrou em falência quando estava prestes a fechar um acordo com a Volkswagen -- as duas empresas iam lançar um Buggy com dois motores elétricos como um veículo de nicho de baixo volume.
Com novo comando e apostas, a e.GO , com sede em Aachen, na Alemanha, se tornou o primeiro fabricante europeu independente de BEVs (que pode ser traduzido como Veículos Elétricos a Bateria) a atingir com sucesso a produção de mil carros. A empresa diz estar comprometida em contribuir para a mobilidade urbana de emissão zero à medida que aumenta ainda mais a produção em 2022.
Ao anunciar a parceria entre Neymar e .GO, foi comunicado também que ele vai colaborar em uma série de iniciativas para abordar a mobilidade elétrica e o crescimento econômico no Brasil.
Além disso, uma versão batizada de e.wave NJR, limitada a 31 unidades, vai ter os recursos das vendas destinados a um projeto sustentável de água no país.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!