Visitantes poderão criar seus próprios mundos e avatares por meio de realidade aumentada. Entenda!
Tênis Nike feito para a Roblox (foto: divulgação)
, jornalista
3 min
•
27 jan 2022
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
O metaverso chegou na loja física da Nike. Durante todo este mês, o primeiro andar da Nike NYC, localizada em Nova York, vai oferecer aos clientes a experiência da Nikeland - mundo virtual que a marca tem no Roblox.
Na prática, visitantes poderão criar no metaverso seus próprios mundos e avatares por meio de realidade aumentada (tecnologia usada no jogo Pokémon GO, lembra?) na loja física. E o diferencial? As pessoas poderão vestir os avatares com produtos da Nike.
Esta, no entanto, não é a primeira vez que a empresa se mostra engajada no metaverso. No final do ano passado, criou a Nikeland no Roblox, com o objetivo de conectar fãs da marca com o mundo gamer - o que faz sentido, já que este é um mercado bilionário.
Mas não para por aí. O apetite pela tecnologia tem se mostrado tão sério por parte da Nike, que a companhia fez 7 pedidos junto ao Escritório de Marcas de Patentes dos Estados Unidos para proteger seus bens virtuais para download. Seguindo o racional, indica que o foco será em roupas virtuais e NFT - dois braços do metaverso.
Trata-se de um mundo virtual onde os fãs criam, se conectam, competem e trocam experiência no Roblox. Os ambientes são inspirados na sede física da Nike e tem arenas para os jogadores testarem suas habilidades esportivas competindo em vários minijogos. “Visitantes podem participar de jogos como pega-pega e queimada com os amigos”, diz a empresa.
O movimento da varejista do esporte de levar o metaverso para a loja física faz parte da estratégia de omnichannel - união entre o físico e o virtual - que pode ajudar atrair e reter consumidores da Geração Z, por exemplo, que são nativos digitais.
Quando o assunto é Roblox - plataforma que hospeda o metaverso da Nike - tem se tornado um fenômeno. Em março de 2021, abriu listagem direta na bolsa de Nova York e, em apenas duas horas, aumentou 66% o seu valor de mercado e atingiu o valuation de US$ 45 bilhões.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!