De proteção de conversas, opção de editar mensagens a pagamento: confira as novidades do WhatsApp
Whatsapp (foto: Getty)
, Redator
5 min
•
8 ago 2022
•
Atualizado: 22 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Ana Julia Guimarães e Sabrina Bezerra
Na busca por fidelizar os clientes e atrair os novos, o WhatsApp tem, nos últimos meses, feito uma série de atualizações no aplicativo. Assim, aumenta a competitividade da plataforma no mercado de mensagens instantâneas. Veja abaixo 8 novos recursos do app:
O anúncio mais recente é do recurso que permite editar mensagens no WhatsApp depois de até 15 minutos do envio. Para isso, basta manter pressionada a mensagem enviada e escolher "Editar" no menu. Essas mensagens ficarão sinalizadas como “editadas”.
A função, muito aguardada pelos usuários, está sendo disponibilizada globalmente hoje (22). Caso não esteja disponível no seu app, vale atualizar pela Play Store (Android) ou App Store (Apple), garantindo que você esteja usando a versão mais recente do aplicativo.
Por que importa? Muita gente já passou pela situação de mandar mensagens por engano ou com aquele errinho ortográfico que passou. O app entendeu a dor e disponibilizou o recurso de editar mensagem no WhatsApp, que facilita a comunicação sem a necessidade de outra mensagem de retificação. Mais fácil, não é?
O WhatsApp lançou na segunda-feira (15/05) uma funcionalidade que permite que os usuários protejam conversas específicas no app.
Como faço para proteger minhas conversas no WhatsApp?
Como funciona: na prática, o novo recurso permite que usuários escondam o chat da tela inicial do WhatsApp. Em outras palavras, a conversa será transferida para uma pasta, chamada de “Conversas Protegidas” ― da qual só será possível acessar ao digitar senha ou biometria (como impressão digital ou facial). O objetivo é oferecer mais privacidade para os usuários.
A nova funcionalidade ainda não está disponível para todas. Segundo a empresa, será liberada ao longo das próximas semanas.
Para usar, siga as etapas:
1 - Abra o WhatsApp, clique no nome de um contato ou grupo
2 - Depois, selecione a opção bloqueio para proteger as conversa
Por que importa?
Neste caso, o WhatsApp observou um comportamento dos usuários: a busca por mais privacidade e lançou um novo recurso que soluciona essa dor.
O WhatsApp terá um recurso de transcrição automática de áudios, segundo relatos de pessoas que tiveram acesso à atualização do app.
Conforme o áudio vai sendo reproduzido, a transcrição – que fica logo abaixo – vai deixando as cores das palavras mais escuras. Assim, o ouvinte consegue acompanhar o áudio e a transcrição simultaneamente.
Por que importa? A nova ferramenta será uma forma de otimizar tempo e garantir que a comunicação seja facilitada caso alguém não possa reproduzir a mensagem em áudio. Além de ser uma funcionalidade que vai ao encontro da acessibilidade.
Veja a repercussão da novidade abaixo.
A partir de hoje (12/4), pessoas de todo o Brasil poderão fazer pagamentos a pequenas empresas locais dentro de uma conversa no WhatsApp.
O motivo? As transferências entre pessoas usando o aplicativo não tiveram a popularidade estimada; permitir o pagamento de compras pode impulsionar esses números.
E o Pix nessa história? A modalidade de pagamento tem ganhado cada vez mais espaço e batido recordes (em 2022 bateu 100 milhões de transações em um dia em 20 de dezembro). Para você ter uma noção, chegou a se igualar com o cartão de débito de compras na Rede, segundo análise do Comportamento de Consumo – colocando em xeque esse tipo de método de pagamento. Agora, com a nova funcionalidade do WhatsApp deve continuar crescendo, mas em um ritmo menor –, porém, longe de estar no fim.
“Tem espaço para todo mundo. O Pix cresceu muito em alguns segmentos: remessa entre pessoas, substituição de boletos”, disse o presidente da Mastercard no Brasil ao Estadão/Broadcast.
Na prática, como vai funcionar? Agora, um restaurante pode fechar um pedido e cobrar o cliente pelo aplicativo, sem a necessidade de emitir uma nota fiscal, código de Pix ou usar uma máquina de cartão.
Por que importa? A nova funcionalidade pode trazer mais facilidades para quem já está familiarizado com o WhatsApp, além de agilizar as transações de pequenos negócios.
Se antes o WhatsApp só permitia chamadas de vídeo entre duas pessoas, agora a realidade é outra: o app lançou, na última quarta-feira (22), um novo aplicativo para Windows, que permite que usuários façam chamadas de vídeo com até oito pessoas e de áudio com até 32.
"Vamos continuar aumentando esses limites ao longo do tempo para que você sempre mantenha a conexão com amigos, familiares e colegas de trabalho", afirmou Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do WhatsApp.
Por que importa? O lançamento desta nova versão do WhatsApp indica que a plataforma está se tornando cada vez mais atraente para um uso corporativo. Sua popularidade e facilidade de uso podem fazer dele uma alternativa interessante para empresas, concorrento assim, com o Slack, por exemplo.
O WhatsApp agora permite que você converse consigo mesmo. Para isso, lançou um atalho no app disponível em aparelhos Android e iOs. Antes, apenas alguns usuários tinham acesso ao “Message Yourself”. A funcionalidade, segundo o TechCrunch, será liberada globalmente aos poucos nas próximas semanas.
Como conversar com você mesmo no WhatsApp?
1 - Na tela inicial, clique no ícone no canto direito
2 - Se o seu app estiver atualizado, o seu contato já vai aparecer no topo da lista de contato
3 - Basta clicar no seu nome para enviar mensagem
Por que importa? A estratégia do WhatsApp é, basicamente, implementar uma ferramenta que os usuários de todo o mundo pedem. Pode parecer algo simples, mas as pessoas gostariam de mandar mensagem para si mesma, seja como uma lista de tarefas, links para ler depois, entre outros. O que podemos aprender com isso? A escutar o feedback da clientela.
O WhatsApp tem se tornado alvo de criminosos. Eles roubam a conta de usuários e interagem com os contatos como se você fosse o dono do número. Em alguns casos, enviam mensagens pedindo dinheiro emprestado, em outros dizem estar vendendo algum produto.
A ação virou um problema não apenas para os clientes do app, mas para a empresa também. Por exemplo, a Meta — dona do aplicativo — já foi condenada, algumas vezes, pela Justiça a ressarcir as vítimas que passaram por esse tipo de situação.
Mas não apenas. Garantir a segurança do serviço faz parte da Agenda ESG, mais precisamente na sigla S, em que destaca a privacidade e proteção de dados dos usuários.
E a big tech sabe disso. Não à toa, agora, parece que o aplicativo de mensageria vai ganhar uma carga extra de segurança — além da verificação de duas etapas — para dificultar o roubo da conta.
A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo. Conforme divulgado, funcionaria assim: quando um usuário — seja você ou não — tentar fazer um login em outro aparelho, receberia uma mensagem de alerta no smartphone convencional perguntando se você estaria de acordo.
Além disso, informaria dados do dispositivo usado para a tentativa de login, e o horário.
As novas funcionalidades do WhatsApp mostram a importância das empresas — pequeno, médio e grande porte — em buscar novas alternativas que façam com que os clientes permaneçam na empresa. Além disso, as atualizações podem atrair mais usuários e consolidar o WhatsApp como uma ferramenta essencial tanto para uso pessoal quanto para uso profissional. Ou seja, atrai o B2C e o B2B. E você, como tem atraído a clientela?
Temas como esses já estão causando impacto em MILHÕES DE NEGÓCIOS no mundo inteiro. Mas as empresas mais preparadas, conseguem transformar tudo isso em VANTAGEM COMPETITIVA, porque se prepararam antes. Se você quiser saber como elas fizeram isso – e já ficar na frente do seu mercado quando outro CISNE NEGRO aparecer, VEJA AQUI COMO SE PREPARAR.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!