A marca lançou sua primeira loja Nike Style, em Seul, mesclando experiências do mundo digital na estrutura física
O Content Studio é um destino interativo na loja que convida criativos (Imagem: divulgação/Nike)
, Jornalista
6 min
•
20 jul 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Camila Petry Feiler
Quando a gente contou sobre as tendências para o varejo ainda em 2022, um dos destaques é o Consumidor 5.0, ou seja, totalmente voltado para a experiência. A Nike mostra como faz isso na prática lançando a primeira loja com o conceito Style, definida pela marca como “parte varejo, parte estúdio criativo”.
O local escolhido foi Seul, na Correia do Sul, mais especificamente em Hongdae, bairro famoso por sua arte, música, dança e cultura da moda, cercado por lojas, clubes e entretenimento local.
A loja elimina a divisão feminino e masculino com o objetivo de "servir um público de estilo de vida esportivo distinto, por meio da lente de estilo, com zonas independentes de gênero para fleece, tops, calçados, acessórios e outras coleções", disse a empresa em comunicado à imprensa.
Para isso, a loja oferece produtos sazonais da Nike, além de coleções selecionadas que ressoam com o local. O diferencial é apostar em um conceito de varejo de estilo que busca ampliar o olhar da cultura do varejo esportivo, combinando experiências físicas e digitais.
Sim, a loja abriga um estúdio de conteúdo com cenários personalizáveis para uso dos criativos locais, especialistas em produtos e compradores para criar conteúdo para redes sociais.
Mais do que instagramável, a experiência é digital: em toda a loja, existem QR codes que oferecem experiências de realidade aumentada relacionadas à inovação de produtos e até mesmo às instalações de arte ao redor da loja.
+ Loja instagramável: como funciona e por que criar uma
A loja Style também oferece outras experiências exclusivas da comunidade, como workshops Nike By You e eventos SNKRS Lounge para membros da Nike que celebram a cultura local de tênis.
O pós-pandemia tem trazido ao varejo o desafio de incorporar à experiência do usuário formatos e incentivos como atração às lojas físicas. Afinal, qual valor a marca agrega que não pode ser vivido só no digital? O que a loja está entregando além do produto?
+ Confira a aula de Como será o varejo no Brasil pós-covid
A Nike faz isso expandindo as experiência do mundo virtual na loja física, trazendo autenticidade e espaço para que as pessoas criem e sejam autônomas, fazendo da loja um lugar de expressão e não só de consumo.
Como a gente vem falando aqui, isso ressoa diretamente com os consumidores Gen Z, que estão mais digitais do que qualquer outra geração e, claro, criando muito conteúdo. O relatório de tendências de Novos Criadores de Conteúdo 2022, do YPulse, descobriu que a maioria dos jovens está criando conteúdo para um público além de sua família e amigos, tornando quase todos nessa geração um influenciador por escolha.
E por mais que eles tenham um público menor, estão usando as mídias sociais como sua saída criativa, o que pode pode tornar qualquer um deles viral em um piscar de olhos de um algoritmo.
O formato Style é o mais recente a se juntar ao portfólio de concept stores da Nike, que também detém os formatos Nike Rise, House of Innovation e Nike Live. Uma segunda loja deste conceito será aberta em Xangai, ainda em 2022 e deve povoar outros lugares em breve.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!