Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Nem precisa pedir: Alexa agora ficou mais independente

Amazon está em busca de melhorias da assistente virtual e planeja torná-la cada vez mais independente

Nem precisa pedir: Alexa agora ficou mais independente

, Produtora de Conteúdo

6 min

21 jul 2022

Atualizado: 5 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Ana Julia Guimarães

Você já conhece muito bem a Alexa, né? A assistente virtual criada pela Amazon nasceu em 2014 com o objetivo de informar, entreter e ter utilidade no cotidiano das pessoas. E é por isso que ela é cheia de funcionalidades como a capacidade de interagir com eletrodomésticos inteligentes como micro-ondas, fechaduras, controles e interruptores. Inclusive, recentemente, lançou um recurso para imitar a voz de pessoas falecidas. Mas agora, a empresa quer entrar em uma nova fase da assistente virtual.

“Queremos tornar a automação e a proatividade disponíveis para todos que interagem com a Alexa com os dispositivos conectados à ela”, disse Aaron Rubenson, vice-presidente da equipe da Alexa. 

Ou seja, o objetivo tornou-se aprimorar a ajudante para que, cada vez mais, ela não precise do auxílio do usuário.

Amazon Echo Dot (foto: divulgação)

Como isso vai ser feito?

A equipe já começou a dar os primeiros passos. No último dia 20/07, a Amazon lançou os novos recursos durante o evento de desenvolvedor Alexa Live. Confira abaixo 3 deles:

1 - A Alexa vai recomendar e criar rotinas

Isso significa que o usuário não vai mais precisar dar os próprios controles para que a inteligência siga uma rotina de comandos. 

Como exemplo, a Jaguar Land Rover já está usando o Alexa Routines Kit para fazer uma rotina que eles chamam de "Boa Noite", que vai garantir que o carro esteja trancado e lembrará aos clientes sobre o nível de combustível.

Além disso, os usuários poderão trancar a casa e escutar uma mensagem da Alexa dizendo que o fogão está apagado e as luzes desligadas.

Amazon Echo Studio (foto: divulgação)

2 - Integração da assistente virtual com outros sistemas 

A Alexa passa a coexistir com outras inteligências ajudantes das fabricantes Disney, Sonos, Skullcandy, Pioneer Corporation e KT. Segundo a Amazon, isso vai ajudar a conduzir um ambiente de boas práticas e garantir uma experiência de voz multi-simultânea.

JC Diaz, diretor de produtos na Disney, disse que a combinação poderosa da Alexa com a "Hey Disney", vai proporcionar uma vivência mágica aos clientes e mudar a forma com que as pessoas engajam com as histórias. "Já imaginou ser acordado pelo seu personagem favorito?", ele questionou durante o evento.

3 - A inteligência artificial vai funcionar em Smart TV e Smartwatch

Já sabemos que as pessoas passaram a priorizar informações que chegam de forma rápida e ágil, não é mesmo?

Esse é o objetivo da nova funcionalidade: garantir que a assistente esteja onde e quando o cliente precisar. Isso sem que ele precise navegar pelas telas pequenas dos relógios ou ter que utilizar o controle remoto da televisão. 

Por que importa?

As novas funcionalidades da Alexa serão capazes de mostrar, de forma independente, o quanto a assistente virtual pode ser de fato interessante para facilitar o dia a dia, além de somente colocar músicas para tocar e acender as luzes de casa. 

Além disso, também reforça a necessidade de parceiros na jornada da Amazon com a inteligência, já que quanto mais integrações ela tiver, mais será aprimorada e utilizada pelos clientes. 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!