Big Tech entra em guerra com Google para oferecer o melhor buscador da internet. Independente de quem vença, a busca agora contará com inteligência artificial. Confira as novidades da Microsoft para o Bing e Edge
Microsoft Bing com Inteligência Artificial ChatGPT (foto: divulgação)
, jornalista da StartSe
8 min
•
7 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A forma como as pessoas fazem buscas na internet vai mudar – e, depois de décadas, o Google pode não ser mais o líder do mercado. Nesta terça-feira (7), a Microsoft anunciou uma novidade: seu buscador Bing e navegador Edge contarão com inteligência artificial. E não é qualquer uma: é da OpenAI, criadora do ChatGPT, e a promessa é que seja ainda mais inteligente do que a que já conhecemos.
A Microsoft mostrou, na prática, o “novo Bing”. O buscador possui o convencional campo de busca, mas o resultado será dividido em dois: a tradicional lista de links e, do lado direito, a resposta típica da inteligência artificial – assim como vemos no ChatGPT. Mas, de acordo com a Microsoft, a I.A utilizada é “mais poderosa que o ChatGPT”.
“A corrida inicia hoje, e nós iremos nos mover e nos mover rápido”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft, no evento de lançamento para jornalistas. "Queremos mostrar a vocês um pouco dessa inovação, começando por como ela vai remodelar a maior categoria de software do planeta Terra, na qual venho trabalhando há muito, muito tempo: a pesquisa".
A companhia está descrevendo a inteligência artificial como “sua co-pilota para a internet”. Para isso, os usuários poderão fazer buscas com até mil caracteres e quase tudo é permitido. Alguns exemplos mostrados no evento são:
Aqui há uma GRANDE mudança em comparação a experiência no ChatGPT: no fim da página, há uma lista das fontes utilizadas para cada resposta. O usuário pode clicar e conferir de onde são aquelas informações. Esta é, com certeza, uma nova era ou até mesmo o fim do SEO. Agora, a questão que fica é: como garantir que o conteúdo agora será recomendado pela I.A?
Outra novidade é que, quem usar o Edge, navegador da Microsoft (está ouvindo, Google Chrome?), poderá usar um campo de busca para fazer perguntas e ter as respostas da inteligência artificial sem sair da página da web em que está. Será cada vez mais fácil e rápido contar com a I.A… Assim como o Bing ameaça o Google como buscador, o Edge será uma grande concorrência ao Chrome.
Segundo o The Verge, na demonstração eles buscaram, através da pesquisa, os resultados financeiros das varejistas GAP e Lululemon e pediram para que a I.A comparasse. O resultado aparece do lado direito da tela.
Não é nova a preocupação entre inteligência artificial x segurança. Agora, imersa no buscador e navegador das pessoas, essa preocupação é ainda maior. Sarah Bird, gerente de produto na Microsoft, afirmou que há um sistema de segurança para reagir a “qualquer tentativa de que o chat do Bing fale algo ruim”.
E a preocupação com o conteúdo acontece porque, na demonstração, os executivos da Microsoft sugeriram que a I.A criasse uma publicação para o LinkedIn. E, sim, ela criou. Eles também sugeriram que ela resumisse um PDF… E ela fez.
É, a Microsoft acabou de lançar as novidades que irão pavimentar o futuro da companhia. A questão aqui é que, para a Microsoft, este futuro é muito próximo. A partir de hoje, as pessoas poderão se inscrever para ter acesso total a essas novidades – e terão um número limitado de consultas. A expectativa é que milhões de pessoas testem a novidade nas próximas semanas – para a web e mobile.
A Microsoft está atacando a principal fonte de receita do Google: o serviço de pesquisa. Em contrapartida, nesta segunda-feira, 7 de janeiro, o Google se adiantou e lançou, inesperadamente, o Bard – sua inteligência artificial e resposta ao ChatGPT. Será que ela estava querendo se antecipar a este lançamento?
Seja como for, a expectativa é que saibamos mais sobre o Bard em breve, pois há um evento do Google previsto para essa quarta-feira (8).
O Bard foi criado a partir do LAMBDA (Language Model for Dialogue Applications), projeto de I.A por chatbot em que o Google trabalha há alguns anos. Assim como a Microsoft, a companhia planeja utilizá-lo em sua ferramenta de buscas. Mas, agora, diferente da Microsoft, ainda não há previsão de quando isso chegará aos usuários.
Satya Nadella prometeu uma mudança drástica no sistema de buscas da internet. Sundar Pichai, CEO do Google, também. Após décadas de paz – e com o Google se mantendo como líder deste mercado –, as empresas voltam a disputar o que parece ser o futuro da internet (alguém ainda está lembrando da Meta e Metaverso?).
A menção ao metaverso não é atoa. Se há um grande potencial para essa tecnologia no futuro da internet, há ainda mais para a inteligência artificial. A I.A era a principal aposta do ano de 2023 e, ainda no primeiro trimestre, já está mostrando o seu potencial de transformação.
Mas “transformar a internet” não é tão simples quanto era antigamente. Hoje, mudar a internet significa mudar também milhares de empregos, empresas e modelos de negócio. Como você e sua empresa estão se preparando para isso?
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!