Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

NRF até aqui: o que você precisa saber sobre os primeiros dias do maior evento de varejo do mundo

O evento, que está acontecendo em Nova Iorque, é considerado o maior e mais importante encontro do setor de varejo, atraindo milhares de participantes de diversos países. Veja os principais insights até aqui.

NRF até aqui: o que você precisa saber sobre os primeiros dias do maior evento de varejo do mundo

Foto: Fabio Neto, sócio da StartSe

, produtora de conteúdo

6 min

14 jan 2025

Atualizado: 14 jan 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O NRF Retail’s Big Show começou. O evento, que está acontecendo em Nova Iorque, é considerado o maior e mais importante encontro do setor de varejo, atraindo milhares de participantes de diversos países. Nele acontecem grandes palestras e são apresentadas novas tecnologias para o setor, além de ser um espaço de muito networking. 

Piero Franceschi , Fabio Neto e Mauricio Benvenutti, sócios da StartSe, estão em NY com uma delegação de mais de 100 líderes do varejo, explorando os bastidores da feira e visitando empresas e centros de distribuição. Veja os principais insights até aqui: 

Qual é a principal tendência citada na NRF até aqui? 

Para Maurício Benvenutti, a principal tendência a ser observada é a inteligência artificial aplicada ao varejo. Este é, inclusive, um tema quase obrigatório nas palestras do evento. Benvenutti afirma que o papel da IA na transformação do varejo é como a internet na transformação do mundo há 25 anos atrás: inevitável e rápida. 

Na prática: como a IA pode ser aplicada no varejo? 

"A inteligência artificial será transformadora no varejo porque ela tem várias aplicações", afirma Piero Franceschi. Ou seja, a versatilidade da IA faz com que ela possa ser aplicada desde o atendimento ao cliente até trabalhos físicos, ao ser combinada com a robótica. Veja abaixo com mais detalhes:  

Algoritmo e predição

  • Previsão de demanda: algoritmos podem analisar dados históricos de vendas, sazonalidade, tendências de mercado e eventos externos e assim prever a demanda futura com precisão, ajudando na reposição de estoques e na redução de excessos ou rupturas.
     
  • Personalização da experiência do cliente: a IA pode utilizar algoritmos para analisar o comportamento do cliente (navegação, compras anteriores, preferências).
     
  • Gestão de estoque e logística: sistemas preditivos ajudam a planejar estoques com base na demanda esperada, considerando variáveis como sazonalidade e promoções. A IA também pode otimizar rotas de entrega e gestão de inventário em tempo real.

IA + Robótica 

  • Gestão automatizada de estoques: robôs equipados com IA podem fazer a contagem de estoques em tempo real, utilizando sensores e câmeras para escanear prateleiras. Eles identificam produtos em falta, mal organizados ou fora do lugar.
     
  • Automação na logística e centros de distribuição: robôs com IA podem otimizar o armazenamento, a separação e o envio de mercadorias, além de coordenar rotas e distribuições para maior eficiência.
     
  • Lojas automatizadas e experiência do cliente: robôs podem atender clientes diretamente, ajudando na busca por produtos, oferecendo informações ou até realizando vendas.
     
  • Entrega automatizada: robôs de entrega e drones, guiados por IA, podem transportar compras diretamente até o cliente. Além disso, os algoritmos podem otimizar as rotas com base em tráfego e condições climáticas.
     
  • Limpeza e manutenção de lojas: robôs com IA podem realizar tarefas como limpeza de corredores, vitrines e áreas comuns de forma autônoma.

Digital Twins

Para Piero Franceschi, o assunto mais surpreendente do primeiro dia de evento foi a questão dos Digital Twins ou gêmeos digitais, que são representações virtuais de objetos, sistemas ou processos físicos, que replicam suas características, comportamentos e condições em tempo real ou quase real. 

Essa tecnologia combina sensores, modelos matemáticos, e inteligência artificial para criar uma simulação precisa que permite monitorar, prever e otimizar o desempenho de seus equivalentes físicos. O que é extremamente vantajoso, pois possibilita uma maior efetividade nas situações reais e acelera a cultura de experimentação.

A NRF segue até 15 de janeiro

Já os aprendizados absorvidos direto da maior feira de inovação do varejo mundial seguirão impactando o mercado local e líderes que querem levar os seus negócios para o capítulo do futuro.


Por isso, nós criamos o Download NRF. Para trazer um grande compilado explicado, detalhado e aplicado ao contexto brasileiro de tudo que Piero, Fabio Neto e Mauricio estão vendo por lá. Será no dia 28 de janeiro, 100% online. Você pode garantir a sua inscrição aqui.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo multimidia que escreve sobre carreira, negócios e tecnologia na StartSe.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!