Mas número ainda é pequeno, segundo dados da Top Women Investors in Latin America Tech. Confira a lista
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
As mulheres ainda são uma minoria no mundo das startups e do venture capital. Mas aos poucos, elas vêm ganhando mais espaço e destaque.
Segundo o ranking “Top Women Investors in Latin America Tech”, da Associação Latino-Americana de Private Equity & Venture Capital (Lavca), são 117 investidoras que se destacam na região. Destas, pouco mais de um terço está baseada no Brasil.
A representatividade feminina ainda é muito baixa, é verdade, mas cresceu 15% na comparação com 2020. Olhando mais para trás, em 2016, quando a 1ª lista foi feita, o salto é ainda mais expressivo: 216%.
Segundo dados do site Pitchbook, nos Estados Unidos as mulheres ocupam cerca de 15% dos cargos de sócios gerais em venture capital. No Vale do Silício, a proporção dessas executivas aumentou de 15,4% para 17,1% entre 2020 e 2021, um aumento importante, mas que ainda está longe do ideal.
Aqui na região é difícil ter essa medida tão granular porque o mercado ainda está se formando. Mas é certo que o aumento na participação das mulheres nas decisões sobre investimentos em é um fator fundamental para ampliar o número de mulheres trabalhando e, principalmente fundando novas startups.
Um exemplo de como isso funciona é a Maya Capital, da Monica Saggioro e da Lara Lemann – que inclusive, integram a lista da Lavca. “Tentamos criar um processo de seleção mais neutro possível, fazendo as mesmas perguntas para todo mundo. Hoje temos no portfólio pelo menos uma fundadora em 4 de cada 10 investidas”, disse em uma conversa com o Startups. O portfólio da Maya conta com empresas como a Gupy, liderada por Mariana Dias, e a SafeSpace, da Rafaela Frankenthal, Giovanna Sasso e Natalie Zarzur.
Veja, a seguir, as investidoras na lista da Lavca:
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!