Domínio da tecnologia colocou a empresa de chips no patamar de gigantes como Apple, Amazon e Google
Fachada Nvidia (Fonte: Divulgação)
, Head de Conteúdo
6 min
•
30 mai 2023
•
Atualizado: 1 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Nvidia, maior fabricante de processadores para aplicação em Inteligência Artificial do mundo, entrou para o seleto grupo de empresas que valem mais de US$ 1 trilhão.
O valuation já era aguardado por especialistas pelo menos há duas semanas, após a empresa divulgar uma previsão de US$ 11 bilhões em vendas para o segundo trimestre de 2024.
A boa perspectiva vem do crescimento de demanda por placas gráficas para computadores utilizadas pelas empresas que estão expandindo suas aplicações de Inteligência Artificial, como OpenAI, Microsoft e Google.
A Nvidia foi criada em 1993, na Califórnia (EUA). Jensen Huang, fundador e atual CEO da empresa, usou sua formação em engenheiro elétrico e experiência de designer de microprocessadores na AMD para construir a empresa ao lado de Chris Malachowsky e Curtis Priem.
A hoje trilionária Nvidia começou sua jornada com o desenvolvimento de cartões multimídia. Paralelamente, ajudava a consolidar um mercado ainda novo: o de GPUs. As Graphic Processor Units, ou placas de processamento gráfico, tornavam mais acessível o alto desempenho de imagens 3D e 2D.
O impacto mais imediato foi sentido nos games, mas logo passaram a ser aproveitados também nas áreas da saúde, energia, finanças, manufatura, Internet Of Things e, eventualmente, Inteligência Artificial e Deep Learning.
Pesquisadores de Stanford descobriram em 2006 que a capacidade de processamento paralelo das GPUs era perfeita para treinar Inteligências Artificiais.
Hoje, as principais Deep Learnings do mundo são aceleradas pelas soluções da Nvidia. Entre as empresas que usam GPUs da marca estão Amazon, Meta, Alphabet, Tesla, OpenAI e Microsoft.
A Nvidia é tida por pesquisadores como a maior responsável por possibilitar todos os avanços de Redes Neurais até hoje.
Como referência no campo de processamento de dados, Deep Learning e Redes Neurais, a Nvidia é requisitada para projetos que envolvem análises de dados em grande escala e aprendizado contínuo. Os hardwares e softwares da empresa já foram aplicados em pesquisas sobre o câncer, na prospecção de petróleo e na mineração de criptoativos.
Entre os projetos mais recentes que a Nvidia anunciou para os próximos meses de 2023, estão:
A chegada da Nvidia ao clube do trilhão reforça a importância da Inteligência Artificial para o mercado atual e futuro. Além disso, mostra como a visão e investimento da empresa para construir um segmento até então inexistente possibilitou conquistas importantes para setores em crescimento (como games), o domínio de mercados-chave (computadores pessoais) e, finalmente, a disrupção da própria indústria tecnológica, com o avanço da IA. Agora, vai ser obrigatório acompanhar ainda mais de perto os movimentos e decisões que a empresa irá tomar. Ela está ajudando a construir o futuro, agora.
Torne-se um líder que domina o ChatGPT e outras ferramentas A.I. para otimizar processos e tomadas de decisão. CONHEÇA SOBRE O CURSO AQUI.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo
Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!