As demissões na Meta acendem um alerta: o futuro do trabalho não é só sobre desempenho, mas sobre a substituição de funções por inteligência artificial. O que podemos fazer para nos preparar?
Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
19 fev 2025
•
Atualizado: 19 fev 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Na última semana, a Meta demitiu quase 5% da sua força de trabalho. A alegação principal é que as cerca de 4 mil pessoas demitidas saíram porque tinha desempenho abaixo do esperado, na visão da empresa.
O problema é que, a partir daí, muitos desses profissionais começaram a questionar os reais motivos. Baixo desempenho ou "extinção" de vagas? A segunda opção parece ganhar mais força.
Mark Zuckerberg disse, numa entrevista, que "funcionários virtuais" estarão em todas as empresas ainda em 2025. Ele são agentes de IA treinados para desempenhar funções específicas, com alta performance.
A redução de pessoas na Meta - e em outras muitas empresas - certamente tem uma camada de extinção de vagas. E sabe o que mais duro? Isso é algo que vai continuar acontecendo, talvez com mais força ainda.
Sabe qual é o antídoto para isso? Conhecimento. Todos nós precisaremos passar por um processo de requalificação. Seremos mais "orquestradores" do que necessariamente "fazedores".
Leitura recomendada
Quer entender na prática como os "funcionários virtuais" vão impactar o mercado e como você pode se preparar para essa revolução? Participe da Imersão Multiagentes, um evento exclusivo da StartSe em São Paulo, onde vamos explorar o poder dos agentes de IA e como usá-los a seu favor. Inscreva-se aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!