Com chips que superam a evolução prevista pela Lei de Moore, a NVIDIA desafia paradigmas históricos e coloca em xeque o domínio da Intel no mundo dos processadores.
Gordon Moore/Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
10 jan 2025
•
Atualizado: 10 jan 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
A Lei de Moore diz que, com o passar do tempo, os computadores ficam mais rápidos e melhores, e isso acontece porque conseguimos colocar o dobro de transistores em um chip a cada dois anos.
Durante uma entrevista, ele disse que "nossos sistemas estão progredindo bem mais rápido que a Lei de Moore". E isso se deve ao fato de que a NVIDIA, concorrente da Intel, acho um caminho para acelerar tudo.
Como exemplo, para ilustrar isso, Jensen citou os chips Blackwell, que têm capacidade de processamento 30 vezes maior do que a versão anterior, uma aceleração maior do que a prevista pela Lei de Moore.
Gordon Moore fundou a Intel Corporation junto com Robert Noyce em 1968. Eles mudaram a história da computação através dos seus chips e foram sinônimo de eficiência... quem não se lembra dos Pentium?
Hoje a Intel Corporation vive um momento de turbulência, pressionada principalmente pelo sucesso da NVIDIA. Outra concorrente importante, a AMD vale mais que o dobro da Intel, na cotação atual.
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!