Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O fim da Lei de Moore? Jensen Huang e a NVIDIA redefinem a aceleração tecnológica

Com chips que superam a evolução prevista pela Lei de Moore, a NVIDIA desafia paradigmas históricos e coloca em xeque o domínio da Intel no mundo dos processadores.

O fim da Lei de Moore? Jensen Huang e a NVIDIA redefinem a aceleração tecnológica

Gordon Moore/Reprodução

, Founder da StartSe

3 min

10 jan 2025

Atualizado: 10 jan 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto*

A Lei de Moore diz que, com o passar do tempo, os computadores ficam mais rápidos e melhores, e isso acontece porque conseguimos colocar o dobro de transistores em um chip a cada dois anos.

  • Ela foi criada em 1965 por Gordon Moore, cofundador da Intel Corporation, como uma previsão, mas funcionou muito bem por décadas. Porém, Jensen Huang, fundador da NVIDIA, disse que ela não serve mais.

Durante uma entrevista, ele disse que "nossos sistemas estão progredindo bem mais rápido que a Lei de Moore". E isso se deve ao fato de que a NVIDIA, concorrente da Intel, acho um caminho para acelerar tudo.

  • Segundo Huang, a NVIDIA "pode fazer a arquitetura, o chip, o sistema, as bibliotecas e os algoritmos, tudo ao mesmo tempo. 
  • Assim, você pode ir mais rápido que a Lei de Moore, porque você inova em todas as etapas"

Como exemplo, para ilustrar isso, Jensen citou os chips Blackwell, que têm capacidade de processamento 30 vezes maior do que a versão anterior, uma aceleração maior do que a prevista pela Lei de Moore.

Gordon Moore fundou a Intel Corporation junto com Robert Noyce em 1968. Eles mudaram a história da computação através dos seus chips e foram sinônimo de eficiência... quem não se lembra dos Pentium?

  • A Intel fez algo que é muito difícil. Pessoas comuns, até mesmo leigas em tecnologia, não compravam computadores pela marca do fabricante. A decisão era pelo processador. É Pentium? Então é bom.

Hoje a Intel Corporation vive um momento de turbulência, pressionada principalmente pelo sucesso da NVIDIA. Outra concorrente importante, a AMD vale mais que o dobro da Intel, na cotação atual.

Leitura recomendada 

Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?

Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!