Conheça a Zletric, startup que está criando soluções para carregamento de veículos elétricos no Brasil. Entenda o negócio e o potencial do mercado.
o-futuro-do-abastecimento-startup-cria-rede-de-recarga (Foto: Zletric/Divulgação)
, Head de Conteúdo na Captable
6 min
•
31 ago 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Victor Marques
O mercado internacional de carros elétricos dá indícios da força da tendência que, em breve, deve ganhar tração por aqui. A Tesla, companhia americana de carros elétricos de Elon Musk, vendeu, somente em 2020, quase 500 mil veículos. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), já são mais de 10 milhões de carros elétricos rodando pelo mundo - um aumento de 41% somente em 2020.
Ter um carro elétrico no Brasil pode parecer um sonho distante, mas 2020 foi o melhor ano da eletromobilidade no Brasil. A Volvo, por exemplo, vendeu 1800 veículos elétricos durante a pandemia no país. 2021 está sendo ainda melhor: no primeiro semestre deste ano foram vendidos 13899 veículos elétricos e híbridos no Brasil, um aumento de 29,4% comparado a 2020. Além da popularização dos veículos, outro problema é recorrente para quem deseja entrar de cabeça no mundo da mobilidade elétrica: as recargas.
Pelo menos 60% a 70% das recargas ocorrem em casa, mas para quem vive em um condomínio, é inviável instalar um carregador na rede elétrica da garagem, geralmente compartilhada com todos os condôminos. Para prédios comerciais ou públicos que desejam oferecer estações de recarga o problema é outro: os equipamentos geralmente têm valor elevado e possuem alguns padrões diferentes de recarga, o que acaba confundindo quem quer oferecer a comodidade.
As estimativas indicam que até 2030 o Brasil terá 2 milhões de veículos elétricos. Antes dos carros, porém, a rede de recarga precisa ser construída - podendo inclusive ser um acelerador na adoção dos carros elétricos - necessitando de 2 a 3 milhões de pontos de recarga até 2030. A Zletric oferece soluções de recarga de veículos elétricos para residências, pontos comerciais e públicos. Conheça mais sobre o negócio.
A Zletric está criando uma rede de recarga para carros elétricos no Brasil. Em 2019 passou a ser possível a comercialização de energia para carros elétricos, o que oportunizou a criação desse mercado.
Assim, a startup passou a oferecer a Zletric Network: oferecendo redes de recarga gratuitamente para locais públicos ou comerciais - como academias, estacionamentos, shoppings e outros estabelecimentos -, cobrando apenas pela energia utilizada (KWh), compartilhando a rentabilidade das estações com o dono do estabelecimento. Além disso, oferece identificação visual das vagas 'verdes' para divulgação da disponibilidade das vagas especiais.
Outra modalidade de negócio é a Zletric Home: a locação (comodato) dos aparelhos para condomínios, permitindo a individualização do consumo de energia, com soluções individuais ou para vagas compartilhadas. É possível pagar por uso ou fazer uma assinatura mensal - com instalação de baixo custo e fácil manutenção.
A Zletric já possui parcerias com a Osten Group - que oferece o aluguel de carros da Tesla no Brasil -, Auxiliadora Predial, Crédito Real e Hersil. Através das parcerias, também oferece o serviço de recarga para instalação em condomínios, locais de trabalho e residências.
A operação da Zletric se assemelha à ChargePoint, uma companhia americana - que hoje opera na América do Norte e Europa. Enquanto companhia privada recebeu investimentos da BMW, Chevron, Siemens, entre outros. A ChargePoint fez seu IPO em setembro de 2019 na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), hoje possui valor de mercado de mais de US$ 7,9 bilhões.
A solução da startup está presente em 17 cidades, 5 estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina - e prevê instalar mais de 300 estações de recarga em 2021. Através das estações e do app para recarga dos veículos, a Zletric tem o objetivo de criar uma rede de recarga que possibilite recarregar o seu carro elétrico onde você quiser.
A Zletric está buscando sócios através da CapTable, a plataforma de investimento em startups da StartSe, para acelerar a expansão e possuir uma rede que possa atender a demanda crescente por pontos de recarga para veículos elétricos. Confira a oferta completa.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!