Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

“O Google está nervoso agora, e a Microsoft, muito feliz”, diz cofundador do YouTube sobre Inteligência Artificial

Steve Chen analisa a disputa na corrida pela Inteligência Artificial entre OpenAI e Google. Confira a análise do cofundador do YouTube!

“O Google está nervoso agora, e a Microsoft, muito feliz”, diz cofundador do YouTube sobre Inteligência Artificial

Steve Chen, co-fundador do YouTube (Foto: divulgação Biban 2023)

, jornalista

5 min

9 mai 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A OpenAI, criadora do ChatGPT, assistente virtual inteligente no formato chatbot, foi capaz de demonstrar pela primeira vez o que é possível fazer com a Inteligência Artificial de forma rápida mesmo sem muito investimento.

“Quer dizer, houve investimento mais recentemente [US$ 10 bilhões feito pelo Microsoft], mas é exponencialmente maior do que havia antes”, disse Steve Chen, cofundador do YouTube, à StartSe durante o Fórum Biban 2023, realizado na Arábia Saudita, em que a StartSe, única mídia brasileira presente, fez a cobertura.

Diante de tanta movimentação no mercado de Inteligência Artificial na internet, perguntamos para Chen quais são as análises dele em relação ao assunto. Confira:


Steve Chen durante o Fórum Biban 2023, realizado na Arábia Saudita (Foto: divulgação Biban)

Qual é a sua opinião na batalha Google x OpenAI?

Steve Chen: Mais de 100 milhões de pessoas adotaram [o ChatGPT] em um curto espaço de tempo e a Microsoft investiu bilhões de dólares no negócio. Com base nisso, vejo que o Google está com medo ― o que mostra que algo [valioso] está lá. Acho que é um período muito emocionante ver o que realmente está acontecendo nesse mercado.

Como assim? 

Steve Chen: Alguns anos atrás as pessoas disseram, ‘oh, ele [o Google] vai assumir as coisas’. E [batalhas como essa], eu acho que impulsiona [o negócio a avançar em novas tecnologias]. Mas eu acho isso: o Google está nervoso agora, e a Microsoft está muito feliz. 

Acho que veremos, de agora em diante, muitos chatbots. O que é incrível para pessoas de todas as idades ao redor do mundo. Afinal, qualquer um pode usá-lo: eu, dos meus filhos aos meus pais. E, além disso, as pessoas estão buscando novas indústrias para poder aplicar essa tecnologia.

E como a Nova Economia deve se adaptar à Inteligência Artificial?

Steve Chen: As pessoas encontrarão, cada vez mais, maneiras mais inovadoras de incorporar Inteligência Artificial nas startups e nas indústrias. E isso vai mudar completamente a maneira como nós [vivemos].

Por que importa?

A Inteligência Artificial tornou-se uma inovação importante para as empresas dos mais diversos portes. Isso porque, por meio dela, além de otimizar o tempo da equipe, auxilia na tomada de decisões estratégicas. Além disso, a IA pode ser utilizada para melhorar a experiência do cliente, desenvolver produtos e serviços personalizados e automatizar tarefas. Caso você queira entender um pouco mais sobre o assunto, conheça essas ferramentas gratuitas de Inteligência Artificial

*Jornalista viajou para a Arábia Saudita a convite do Fórum Biban

LEITURA RECOMENDADA

Acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!