Neste texto, Cristiano Kruel, chefe de inovação e sócio da StartSe, analisa o syncophancy, comportamento encontrado nos GPTs. Entenda!
Foto de ThisisEngineering RAEng na Unsplash
, Chief Innovation Officer
2 min
•
6 dez 2023
•
Atualizado: 6 dez 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até um minuto
Syncophancy ou sicofantismo, ou vulgo bajulação, também parece ser um comportamento encontrado nos GPTs - tecnicamente chamados de LLMs, ou grandes modelos de linguagem.
Os modelos “alucinam” (erram) pois acabam concordando com o conteúdo incorreto - intencional ou não - inserido no prompt de ativação. O prompt errado induz a alucinação e os vieses.
Pois a Meta (ex-Facebook) está tentando resolver este problema inspirada no livro de “Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar” de Daniel Kahneman.
COMO ASSIM?
O método da Meta se chama S2A (System 2 Attention), uma analogia ao Sistema 2 que é mais lento e “inteligente” e serve para contrabalancear o Sistema 1, mais rápido e automático.
Dica de Prompt: na próxima vez que for “promptar” um GPT, adicione ao final “Pense devagar!”, e veja se sai algo diferente. E tente não bajular ou enrolar a máquina.
Está na hora de ir para a prática. No IA Global você vai entender os 12 impactos que a tecnologia irá gerar na sua carreira e negócio no próximo ano. E você vai sair com um plano de ação montado! Confira mais informações aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Chief Innovation Officer
Chief Innovation Officer na StartSe | Autor "Organizações Infinitas"
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!