A relação da empresa com os franqueados é um dos elementos que deixou a jornada da empresa no Brasil ainda mais turbulenta. Entenda o que aconteceu!
Imagem: Divulgação
, Founder da StartSe
3 min
•
2 nov 2023
•
Atualizado: 2 nov 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Fail Food?
A dona das marcas Starbucks, Subway, TGI Fridays no Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. A SouthRock detém a licença de uso das marcas e é franqueador de algumas delas.
A dívida da SouthRock é de cerca de R$ 1,8 bilhão. A relação da empresa com os franqueados é um dos elementos que deixou a jornada da empresa no Brasil ainda mais turbulenta.
Segundo notícia publicada pelo Valor, a empresa fechou 36 lojas da Starbucks no Brasil, além de algumas unidades das outras marcas. Essas notícias, inclusive, já rondavam por aí há algum tempo.
A SouthRock criou uma estratégia interessante: aproveitar os desafios das companhias nos anos de 2020 e 2021 e "pagar barato" pelas marcas, criando um grande projeto de consolidação.
Algumas coisas não saíram como o previsto e o nível de endividamento da companhia foi alto demais, devido ao crescimento acelerado. Poderia ter dado certo, mas infelizmente não deu.
Isso significa que Starbucks, Subway e cia estão quebrando? Longe disso. Mas o modelo que foi implementado no último ciclo, para a operação dessas marcas no Brasil, não encaixou bem.
O varejo brasileiro, de modo geral, tem passado por grandes desafios. A falta de investidores dispostos a apoiar as empresas, somado ao cenário de juros altos e inflação, cria um ambiente hostil.
Temos um curso de curta duração e alto impacto que aborda a importância do planejamento cuidadoso na identificação de desafios à medida que o negócio cresce. Que tal conhecer ferramentas práticas para enfrentar desafios e acelerar o crescimento do seu negócio? Estamos com condições exclusivas de Black Friday. Confira mais informações aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!