Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que as gigantes da tecnologia tem a ver com o mercado de energia?

Google e Microsoft lideram demanda por energia e apostam em novas fontes para suprir futuro crescimento

O que as gigantes da tecnologia tem a ver com o mercado de energia?

Reprodução Linkedin

, Founder da StartSe

3 min

18 jul 2024

Atualizado: 18 jul 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto*

Google e Microsoft gastaram mais energia elétrica em 2023 do que 100 outros países. O total gasto pelas duas big techs foi de 24 bilhões kWz, mais do que países com populações de 15 milhões de habitantes.

Aliás, geração de energia será um grande problema num futuro próximo. Existem 3 coisas que farão com que o consumo seja muito maior do que é hoje, crescendo num ritmo muito acelerado:

1. Carros Elétricos: à medida que o mercado de carros elétricos e híbridos avança, mais energia é consumida pelas baterias desses veículos. Cerca de 8 milhões de unidades são vendidas anualmente.

2. Inteligência Artificial: os algoritmos consomem muita energia. Para você ter uma ideia, gerar uma única imagem via IA consome o mesmo tanto de energia do que a carregar o iPhone duas vezes, por exemplo.

3. Robôs: a robotização das fábricas e centros de distribuição, juntamente com a nova geração de humanoides, vai elevar o consumo de energia para uma escala muito além do que temos hoje.

Essas três coisas, nessa ordem temporal, estão fazendo com que o mercado de energia avance rápido. A Amazon, por exemplo, já tem seus próprios parques eólicos e fazendas de energia solar.

Bill Gates, fundador da Microsoft, está investindo em novas fontes de geração de energia, colocando bilhões de dólares nesse mercado. E o Google já investiu mais de US$ 15 bi em projetos de energia solar, eólica e geotérmica.

Fique de olho nesse mercado.

Leitura Recomendada

Conheça a imersão Texas Energy Adivsor Experience: para você que quer acessar “know-how” de como as empresas estão atuando neste mercado. Saiba mais aqui.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!