Com foco em produtividade e no ambiente corporativo, a Apple lança óculos de realidade mista que pode revolucionar o mercado
, Jornalista
6 min
•
6 jun 2023
•
Atualizado: 6 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Depois de 7 anos de rumores acerca do lançamento dos óculos da Apple, veio aí, nesta segunda-feira, 05, o Apple Vision Pro, oferecendo realidade mista – aumentada e virtual.
“Será que hoje é só mais um dia comum como foi dia 09 de janeiro de 2007?”, questiona Cristiano Kruel, CIO da StartSe, ao relacionar o lançamento do Apple Vision Pro à data de lançamento do iPhone, que revolucionou o mercado.
A visão de Kruel se conecta ao que o presidente da Apple, Tim Cook, disse no lançamento:
"Apple Vision Pro nos introduz à computação espacial da mesma forma que o Mac nos introduziu para a computação pessoal e o iPhone nos trouxe para a computação móvel."
Afinal, ele oferece uma experiência tridimensional (3D) para filmes, reuniões on-line e aplicativos, mas também oferece lentes escuras com transparência. Assim, o recurso permite contato visual com pessoas no entorno – o que muda completamente a experiência de uso e diferencia do óculos de realidade virtual.
Claro que o aparelho também vai oferecer integração completa com iPhone, Mac e iCloud, permitindo visualizar apps e interfaces dentro do ambiente que o usuário está.
É o fim do teclado? O aparelho conta com sensores que identificam movimentos dos olhos, dedos e mãos, facilitando a interação com o conteúdo, utilizando câmeras integradas dentro e fora do headset. O desbloqueio será por meio da íris. Há também controle por voz, via Siri.
Desde que os óculos VR começaram a se popularizar, o uso estava focado em games. Agora, com resolução 4K, os óculos da Apple também projetam imagens enviadas por e-mail e diferentes janelas de programas em 3D, além de vídeos.
Com isso, parece um dispositivo mais focado em trabalho, onde os usuários podem projetar uma versão de sua área de trabalho do Mac.
O CEO da Disney, Bob Iger, anunciou que o Disney+ estará disponível no novo Apple Vision Pro, no lançamento. Ele, que considera a ferramenta como uma “plataforma revolucionária”, disse que a Disney faz prévia de conteúdos que serão oferecidos em 3D para os óculos da Apple.
Apple Vision Pro tem estrutura de alumínio e tecido. Com autonomia de até duas horas com bateria externa, as telas usam tecnologia micro OLED com 23 milhões de pixels. A previsão de lançamento será no começo de 2024 por US$ 3.499.
A Apple, Microsoft e Meta são as bigtechs apostando no setor. No entanto, a novidade da Apple não concorre diretamente com o Oculus Quest 2 da Meta, mas sim com o Hololens 2 da Microsoft. Isso porque o óculos da Meta oferece uma experiência para a realidade virtual, enquanto o da Microsoft também une a experiência do mundo físico e online.
A Apple está apostando que vai romper o status quo mais uma vez. Depois do iPhone, ela quer se apropriar do universo do trabalho, ganhando em produtividade, interatividade e conexão. Com hardware forte, a Apple teve um bom início e deve soltar bons desdobramentos até o lançamento.
Mas outro sinal relevante, que já tinha sido analisado pela StartSe, é da possibilidade da Apple comprar a Disney. “E agora o CEO da Disney aparece no evento mais importante da Apple... veja os sinais!”, diz Junior Bornelli, fundador da StartSe. Será?
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!