Google e Oracle são algumas empresas adeptas do plano de Carreira em Y, que permite que o profissional escolha entre gerir pessoas e especialização. Entenda como funciona e a análise de Paula Silva, Arquiteta de Soluções Empresariais no Google Cloud para a América Latina
Logo corporativo do Google do lado de fora de seus escritórios na Alemanha (Foto: Sean Gallup / Equipe via Getty Images)
, jornalista
8 min
•
14 set 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
O perfil dos trabalhadores mudou. Se antes era comum a maioria das pessoas sonharem com o cargo de gestão, hoje não mais. Como contamos aqui, apenas 34% das pessoas buscam posições de liderança.
A pesquisa, feita pela Harvard Business Review, mostra que cada vez mais a hierarquia perde espaço para o unboss (conceito de trabalhar sem chefe) e para outros modelos de trabalho que começam a ganhar mais força, como a Carreira Y, adotada por algumas big techs como o Google e a Oracle.
De forma resumida, a Carreira em Y engloba os dois lados: gestão e especialização. O primeiro é o que conhecemos, o do trabalhador que faz gestão de pessoas.
Já o segundo, é dedicado para profissionais que não querem gerir equipes formalmente ou não estão prontos, mas querem atuar como especialistas.
Isso significa que agora você pode escolher entre desenvolver suas habilidades de liderança e buscar aprofundamento da sua área de atuação.
“Isso não significa que tem menos responsabilidades”, diz neste episódio do videocast Mulheres do Agora a especialista em CXO Mariana Filizola.
Paula Silva, Arquiteta de Soluções Empresariais no Google Cloud para a América Latina, concorda. E traz um exemplo de sua rotina: “eu não tenho esse papel hierárquico, mas eu lidero times cross-funcionais (de diferentes áreas que trabalham juntos) em prol de um objetivo comum.”
Ou seja, não tem uma liderança operacional, mas tem uma liderança matricial. “Não vai impactar uma avaliação de performance tradicional na empresa, no papel de gestão, de você ser responsável formalmente”, completa a especialista.
Agora, caso você queira atuar como especialista, é importante que você estude e busque conhecimentos novos em sua área de atuação. Para você ter uma noção, normalmente trabalhadores especialistas trabalham com pesquisa e buscam novas descobertas e inovações constantemente.
Uma das vantagens é que você se sente uma pessoa mais produtiva ao atuar em uma área em que é especialista. Além disso, por você saber das respostas assertivas em sua função, a chance de inovar em meio à crise é grande — o que é um baita diferencial em sua carreira.
Veja mais sobre o assunto no vídeo abaixo:
O primeiro passo é você se manter uma pessoa atualizada (veja mais adiante). Depois, vale avisar a área de recursos humanos ou a gestão direta. Lembre-se que estamos, cada vez mais, caminhando na era da transparência entre funcionário e empresa. Diga sobre os seus planos, afinal, foi-se o tempo da empresa trilhar o seu plano de carreira. Agora, a iniciativa é sua.
Mas também sabemos que ter uma Carreira em Y é muito difícil se atualizar sobre tantos assuntos diversos em um curto espaço de tempo.
Por isso, a dica: a StartSe se uniu à Nova SBE, uma das mais inovadoras e respeitadas escolas de negócio do mundo, para trazer todos esses conceitos em uma formação internacional inédita no Brasil: o Women's Leadreship Program.
Nesta formação destinada à executivas e profissionais em fase de ascensão de carreira, trouxemos as principais lideranças femininas do Brasil e do Vale do Silício, para te ensinar sobre autodesenvolvimento, liderança de impacto, liderando organizações, tecnologias, empreendedorismo e muito mais.
Tudo para você sair de lá uma liderança em Y no seu mercado de atuação e uma certificação internacional das mais respeitadas do mercado.
Confira aqui todas as suas mentoras nesse programa e também os módulos, e prepare-se para a próxima turma.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!