Deixe de lado o desconforto ao fazer uma pergunta aparentemente simples; conheça o ELI-5 e veja dicas práticas para aplicar no seu negócio
Foto: Canva
, Produtora de Conteúdo
6 min
•
5 set 2023
•
Atualizado: 5 set 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Você já achou que alguma pergunta que fez era muito boba? Eu ouso dizer que sim. Afinal, muitas vezes temos medo de até perguntar algo sem soar muito infantil.
Mas eu vou te mostrar como o conceito ELI-5 pode ser um bom caminho para atrair a clientela e torná-la fiel. Estou falando aqui de um jeito muito mais simples e fácil de entender as coisas ao seu redor.
Mas afinal, o que é o ELI-5?
A expressão ELI-5 (Explain like I’m 5), significa explicar certos conceitos como se o receptor tivesse apenas cinco anos de idade. Basicamente, é como simplificar a linguagem da sua interação a ponto de ela poder ser entendida por uma criança.
Inclusive, Albert Einstein defendia essa busca pela simplicidade: se você não consegue explicar uma ideia de forma simples, é porque, na realidade, não a entende de fato. Ou seja, o objetivo aqui é fazer com que todos tenham total entendimento dos processos, a partir do aprendizado e de um passo a passo simplificado.
Como usar o ELI-5 no atendimento ao cliente?
Primeiramente: não é sobre tratar seu cliente como criança. O ELI-5 traz a ideia de usar uma linguagem simples e fácil de entender. Dessa forma, o cliente aprende o processo passo a passo.
Ou seja: que tal elaborar uma resposta que até uma criança de 5 anos conseguiria compreender? Pode ser um bom caminho.
Se sua empresa trata os dados dos clientes com cuidado e eficiência, você terá um entendimento mais profundo do seu público-alvo. Isso permitirá avaliar o nível de familiaridade que seus clientes têm com termos técnicos.
E é aqui onde entra a estratégia ELI5 no atendimento: identificando as dúvidas comuns e áreas de confusão entre seus clientes. A partir daí, é essencial garantir que suas explicações sejam simples e compreensíveis, sempre atento a alguns cuidados (entenda mais adiante).
No Startup Summit 2023, que aconteceu em Florianópolis, eu conversei com Kuppulakshmi Krishnamoorthy, Head Global da Zoho for Startups, logo após sua palestra no evento.
Quis entender melhor seu processo de aprendizagem e de fomentar conhecimento.
“Uma das coisas que aprendi com meus pais desde muito jovem é que é muito importante manter o filho na sua vida e não se preocupar realmente com o que as outras pessoas vão pensar de você.”
Sabe aquela história que você é um pontinho nesse vasto universo? É bem por aí. Você pode ter os seus 50, 30 ou 20 anos e ainda sim se maravilhar com a forma como certas tecnologias funcionam.
Kuppu me contou como esse conceito se manteve ainda mais importante quando se tornou mãe. E acho interessante dividir aqui:
“É muito importante alimentar minha filha com o tipo de perguntas que ela faz e você percebe que você tem que trazer exemplos de uma forma que ela entenda. Mas ao mesmo tempo, não simplificar demais a ponto de parecer que algo é tão simples…”
Ou seja: tudo gira em torno de como você armazena e diz à pessoa que você também consegue entender as coisas, um passo de cada vez. E aqui, vale dizer que estamos falando até de conceitos mais complexos - que podem sim ser divididos passo a passo e manter o aprendizado.
DICAS PRÁTICAS
Você pode aplicar o conceito ELI-5 em qualquer parte da sua vida. E aqui, falando de negócios: se coloque no lugar do seu cliente.
Por quê? Ser empático é o primeiro passo para garantir uma experiência positiva. Por isso, pense como pode ser complicado compreender um assunto que você não domina.
Sim, às vezes nós precisamos que alguém nos explique “como se tivéssemos 5 anos”. E está tudo bem.
No final do dia, você pode ter a oportunidade de fazer um cliente entender algo de maneira muito mais simples - e assim, cativar sua atenção e torná-lo fiel.
Separar um tempo do seu dia para melhorar processos e simplificar termos complexos irá gerar um ganho de produtividade na sua rotina. No AI For Leaders você encontra o caminho para isso!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Priscila Antunes é Jornalista e Social Media. Possui experiência em Marketing, Negócios e Pessoas. Já passou pela FSB Comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!