Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quando fazer um meme para sua empresa?

Saiba como os memes podem ajudar no marketing digital e na sua estratégia.

Quando fazer um meme para sua empresa?

(Foto: miakievy via Getty Images)

, jornalista

10 min

23 jul 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Foi-se o tempo no qual os memes — imagens, gifs ou vídeos usados na internet — eram vistos apenas como brincadeira. Eles se tornaram valiosíssimos e não estamos falando apenas do mercado de NFT (clique aqui para entender a referência), mas também como estratégia para o crescimento da empresa.

Desbravar as redes sociais com o uso dos memes tem se tornado, cada vez mais, uma tendência que veio para ficar. Isso porque, “eles tendem a ter um alcance de público muito maior e conseguem adaptar a comunicação para uma linguagem específica da internet. O que faz com que a companhia se posicione com mais leveza quando comparada com empresas que não usam esse tipo de comunicação”, diz Thaís Andrade, especialista em marketing digital e Analytics Senior na StartSe

Confira abaixo como, por que e se vale a pena criar memes para a sua marca.

+ Saiba mais sobre a Dogecoin, a criptomoeda que nasceu como meme e criou milionários

O QUE SIGNIFICA MEME?

O termo meme é usado para descrever imagens, gifs ou vídeos que se espalham pela internet. Mas o conceito não é novo. “Foi introduzido pela primeira vez por Richard Dawkins em 1976 em seu livro ‘The Selfish Gene’, onde ele usa a ideia de evolução como uma competição entre genes como uma forma de explicar nosso próprio crescimento como pessoas. Nós aprendemos imitando os outros, em teoria, muito do que aprendemos é considerado um meme, como por exemplo um gesto de cumprimento, é algo que vemos no nosso cotidiano e passa a fazer parte da nossa vida, ou seja, os memes são replicáveis por meio da cultura, se movendo de pessoa para pessoa”, diz Clara Franco, professora e consultora de marketing estratégico e posicionamento de negócio.

+ Aula gratuita: Reinventando o modelo de comunicação

QUANDO FAZER UM MEME?

Antes de sair correndo para criar memes, é importante conhecer as personas de seu negócio. “Meme não é para todas as empresas ou para todos os públicos. É preciso conhecer profundamente o seu mercado e o seu público para desenvolver sua estratégia e direcionar as ações de marketing”, afirma Clara. “A estratégia de marketing, o segmento de mercado e o posicionamento da empresa devem ser levados em conta.”

De acordo com a especialista, um dos benefícios em usar os memes é que as empresas passam a criar diálogo informal entre a marca e o consumidor. “Atraindo, conquistando e fidelizando os usuários”, diz ela. Isso porque, o meme nada mais é do que a publicidade boca a boca da atualidade por causa de sua capacidade de viralizar

“O boca a boca é uma forma de propaganda, mas na era da internet, as pessoas não interagem face to face como antes e com a explosão do e-commerce, a busca por informações sobre um produto ou serviço, se tornou uma necessidade mais relevante para os consumidores. O objetivo, então, em usar memes como uma campanha de boca a boca é estimular uma conversa entre consumidores, de forma não controlada pela empresa, sobre seus produtos e serviços”, afirma Clara.

Um alerta: “antes de usar o meme só porque está todo mundo usando, tenha o cuidado [e faça a reflexão]: será que vai fazer sentido dentro da minha comunicação com o público que eu alcanço e com o público que quero alcançar? A maneira que sua marca se posiciona tem que estar alinhada com o meme”, diz Thaís.

COMO CRIAR UM MEME?

Não existe fórmula mágica. “Mas do ponto de vista da criação pela empresa, usar marketing de meme a favor de uma marca exige que seja envolvente, cativante aos corações e mentes dos seguidores de uma rede social. Usar o marketing de meme de forma inteligente, divertida e leve é a melhor estratégia para atingir resultados”, diz Clara. Uma dica, segundo ela, é usar memes com frases de efeito ou slogans. “Algo cativante que passará de pessoa para pessoa.” No entanto, “não tem estratégia certa ou errada, é preciso direcionar as ações para a persona a fim de garantir o resultado esperado”, afirma.

Outra dica: existem duas formas de criação e disseminação dos memes. “O mimetismo e o remix. Mimetismo é usar um meme já existente de forma coerente com a campanha para permitir à marca se reconectar com consumidores que já estão familiarizados, mas também tentar atrair um público que gosta de meme, mas não estão conectados com a marca". “Remix é a reutilização de um conceito já disseminado, porém de uma forma diferente e chamativa", conta Clara.

QUAL A MELHOR REDE SOCIAL PARA PUBLICAR?

É preciso analisar qual faz mais sentido com o conteúdo e o público da marca. “A rede social é relativa. […] Depende do tom da mensagem e como a empresa quer se posicionar”, diz Thaís. “Independente de qual seria a melhor rede, o melhor caminho é entender onde a mensagem se encaixa melhor."

POR QUE IMPORTA?

Os memes — impulsionados pela Geração Z — têm se tornado cada vez mais comuns na internet. Segundo uma pesquisa realizada pela Globosat, cerca de 85% dos brasileiros costumam curtir memes. “O meme já é considerado a linguagem oficial da internet e, principalmente, dos jovens”, afirma a pesquisa. De olho nesse crescimento, uma série de empresas adotaram o método. É o caso do Ponto Frio, Magazine Luiza, KitKat, Netflix, (e da StartSe, claro, que é a plataforma do AGORA). A lista é grande…

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!