O Inbound Marketing faz com os clientes busquem o negócio, garantindo autoridade e confiança à marca. Mas por onde começar?
, Jornalista
11 min
•
5 abr 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Inbound Marketing é um dos temas mais falados e estudados nos últimos tempos entre os marketeiros de plantão. Ele pode ser traduzido para o português como marketing de atração e o nome conversa com a proposta: fazer com que seu público caminhe até o negócio de forma mais autônoma.
A metodologia nasceu em 2006, criada por Brian Halligan e Dharmesh Shah e tem sido o método mais efetivo para fazer negócios online, fazendo o caminho contrário do outbound marketing. Ao invés de comprar anúncios, listas de e-mail e esperar que os leads apareçam, a filosofia do inbound marketing é a criação de conteúdo de qualidade, atraindo pessoas para seu produto e empresa.
Isso conversa com as mudanças dos tempos: ninguém mais quer ser interrompido por uma propaganda chata e muito menos ter a sensação de que o produto está sendo empurrado para você. A proposta aqui é conversar com o público, criar uma maneira cativa onde ele se sinta próximo à marca e consiga tirar suas dúvidas e entender melhor sobre o que ele está comprando, criando uma experiência do cliente muito melhor.
A metodologia surgiu nos Estados Unidos, lá em 2006, mas vem se popularizando no Brasil nos últimos anos. Ela foi desenvolvida com base na jornada de compra do consumidor, que tem influência no processo de transformar seu público em embaixadores da marca.
A maneira que o consumidor se comporta atualmente mudou e está agindo de um jeito diferente em relação à compra. Hoje, antes de uma pessoa contratar um serviço ou comprar um novo produto, ela pesquisa na internet todas as informações possíveis, incluindo vantagens, benefícios e também reclamações de outros usuários.
Segundo o ZMOT – uma famosa publicação do Google – essa etapa é considerada o momento zero da verdade. Por isso, a estratégia de marketing da sua empresa precisa evoluir de acordo com o comportamento do seu potencial cliente.
O inbound marketing se encaixa muito bem nisso e é uma evolução diante do que é trabalhando na maioria das empresas em nosso mercado. Além disso, com a estratégia de inbound sua organização conseguirá competir com empresas maiores que ainda não utilizam ou não tem interesse em utilizar o inbound marketing como parte de sua estratégia.
Ele vai te ajudar a tracionar no cenário digital.
Por causa da sua filosofia, o inbound marketing é considerado o novo marketing. É chamado assim porque sua estratégia é baseada em atrair o interesse das pessoas e não em “compra-las”.
Ele nasceu como uma nova abordagem aos usuários, tudo porque os consumidores online mudaram seus hábitos e a mídia tradicional já não apresenta os mesmos resultados. E como, nesta roupagem, cabe às marcas se tornarem referência e criarem meio de campo para dialogar com os clientes, o conteúdo se torna imprescindível. Por que?
+ A sua empresa utiliza marketing humanizado?
No inbound marketing, a atração acontece em camadas, criando consciência no usuário da necessidade do seu produto. Ao final, na hora da conversão, ele está ciente e qualificado, garantindo o match perfeito e cliente satisfeito.
Para isso, a empresa precisa criar conteúdos que qualifiquem a audiência, entendendo em quais momentos a pessoa vai consumir cada um deles. Ao trazer clareza ao usuário a partir desses conteúdos, a empresa garante credibilidade e, de fato, um relacionamento com o público.
A metodologia foi colocada à prova por diversas empresas e mostrou resultados que mostram que faz sentido investir em inbound marketing. Separamos aqui as principais métricas:
Mas como é na prática? Falamos um pouquinho sobre a importância do conteúdo, mas é preciso planejamento e mensuração para criar uma campanha de inbound marketing relevante.
E mesmo que sua equipe seja enxuta e o investimento em ações de marketing pequeno, a metodologia do inbound marketing pode e deve ser aplicada. O primeiro passo é focar em atrair tráfego ao seu site e essa atração de tráfego trabalha com estratégias de marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization).
Além de destacar essas duas estratégias, também podemos citar: E-mail Marketing, Social Media, Links Patrocinados e Press Releases que vão potencializar o volume de tráfego. Assim, é possível aumentar o alcance do seu público-alvo, atraindo essas pessoas para um conteúdo de qualidade e que causará impacto para se cadastrarem na plataforma ou receberem mais informações sobre o seu negócio.
Conheça agora as outras fases do inbound marketing que irá fazer parte da sua estratégia:
Não importa o tamanho da sua empresa, se está começando do zero e sozinho ou se já recebeu capital e está aumentando seus investimentos em marketing. A metodologia do inbound se aplica em todas as fases, principalmente quando você não tem verba o suficiente para investir em equipe ou em outras ações de marketing.
Se você chegou até aqui, já viu que a teoria do inbound marketing é potente, mas como tem sido de fato no dia a dia das empresas que apostaram na metodologia? Bom, cada caso é um caso, é verdade, mas existem alguns padrões de melhoria que impactam quem resolveu adotar.
Enquanto quase 50% das empresas que adotam Inbound Marketing levam menos de 30 dias para o fechamento de vendas, apenas 17% das empresas que adotam a estratégia Outbound conseguem alcançar o mesmo resultado. É o que mostra a Martech 2016, pesquisa que traz um panorama inédito sobre o uso de estratégias digitais em mais de 500 empresas de tecnologia no Brasil. Vamos ver como esses dados se desdobram em pontos-chave da estratégia:
Em 2015, cerca de 50% das empresas apresentaram blog como estratégia de geração de leads. Em 2016 esse número aumentou para mais de 70%, o que prova que o canal está em expansão.
Empresas que contam com uma ferramenta de automação de marketing geram 10 vezes mais leads dos que a não adotam o recurso e tendem a se considerar mais bem-sucedidas em marketing de conteúdo. Enquanto 70,1% daquelas que utilizam se dizem eficazes na estratégia, essa porcentagem é de apenas 35,2% entre aquelas que não utilizam.
Cerca de 65% dos negócios que adotam uma ferramenta de automação de marketing conseguem qualificar seus leads e identificar os prospectos mais preparados para a compra. Entre quem não adota, esse número cai para menos de 15%.
Entre os entrevistados, 30% trabalham com Inside Sales como processo de vendas, 15% utilizam Self Service e quase 35% dos respondentes afirmaram ter mais de um processo em seus negócios.
Marcas mais humanas e próximas, que se relacionam com o cliente é uma tendência que vai perdurar. Ao unir com uma estratégia onde é possível entender o caminho do usuário e mensurar leads adquiridos, o inbound marketing, a empresa consegue construir autoridade e reputação em meio à concorrência que se avoluma nos canais digitais.
Então apostar em conteúdo, qualidade e recorrência ainda vai ser uma estratégia inteligente com frutos que vão sendo colhidos com o tempo.
Aqui na StartSe o inbound marketing faz parte das estratégias. Confira um dos nossos cases:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!