São mais de 11 bilhões de visualizações na hashtag NPC. Nos últimos dias, se tornou a trend ― vídeos que ganham destaque e se tornam uma tendência no TikTok ― do momento.
Imagem: reprodução YouTube Felca
, jornalista
5 min
•
21 set 2023
•
Atualizado: 21 set 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
São mais de 11 bilhões de visualizações na hashtag NPC. Nos últimos dias, se tornou a trend ― vídeos que ganham destaque e se tornam uma tendência no TikTok ― do momento.
Significa non-playable character (personagem não jogável). Por exemplo, imagine um personagem de um jogo online que não pode ser controlado por você e nem por outro jogador. Esse é o NPC. Em outras palavras, é um figurante de uma história que interage de forma limitada com os jogadores.
É quando as pessoas fazem transmissão ao vivo se comportando e se vestindo como personagens não jogáveis de games. A interação entre um NPC e os espectadores é de forma robótica e repetitiva.
Por causa do dinheiro. Isso porque, o público que assiste lives do TikTok faz doações de presentes virtuais, como desenho animado, rosas e casquinhas de sorvetes ― que são revertidos em dinheiro para quem está apresentando ao vivo.
No Brasil, o YouTuber Felca conseguiu 1 milhão de seguidores em 4 dias fazendo esse formato de lives.
“Na minha opinião, no formato atual, não vale a pena. Me parece algo bobo, infantil e que tende a não durar muito. Mas a gente nunca sabe, né? Às vezes, as coisas que parecem mais bizarras acabam evoluindo e se tornando algo que veio para ficar”, diz à StartSe a especialista em marketing Erica Queiroz.
“O maior desafio seria avaliar se a marca tem um perfil que pudesse se encaixar nessa trend atual, se o público das lives é o mesmo que o seu e se realmente faz sentido para a marca ― o que acho muito difícil”, completa a especialista.
“No modelo atual, quem ganha dinheiro é o influenciador, então a vantagem é para ele. Eu não colocaria a minha marca em ações deste tipo. Esperaria para ver se é algo que vai ficar ou não e aí estudaria como monetizar. Mas acho que qualquer marca teria muito mais a perder do que a ganhar, ao se envolver nessa trend”, opina a especialista.
Além disso, esse formato de conteúdo pode estar na mira do TikTok. Isso porque, usuários relatam terem recebido avisos sobre novas políticas da rede social. Afinal, a plataforma prioriza conteúdos originais.
As trends nas redes sociais são interessantes para as empresas porque geram conexão com o público e aumenta a visibilidade da marca. No entanto, antes de entrar em um tema viral, lembre-se de analisar se vale a pena. A trend está alinhada com os valores da sua marca? Faz sentido para o seu público?
Leitura recomendada
Você pode fazer isso usando a Inteligência Artificial. Participe da mais atualizada Imersão em AI para Negócios do Brasil e aprenda as estratégias, ferramentas e soluções que vão impulsionar sua empresa e tornar você uma liderança AI de verdade. Confira aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!