Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Estação Ultrafarma, Estação Pernambucanas... Por que o Metrô de SP ganhou nome de marcas?

Mudança acontece após um acordo de naming rights. Entenda a estratégia de marketing!

Estação Ultrafarma, Estação Pernambucanas... Por que o Metrô de SP ganhou nome de marcas?

Estação de Metrô Saúde Ultrafarma, em SP (foto: Ultrafarma)

, jornalista

7 min

11 abr 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A ViaQuatro, operadora da Linha 4-amarela do Metrô, e outras estações do Metrô de São Paulo encontraram uma forma de ter mais uma fonte de receita: por meio de naming rights — direito sobre a propriedade de nome (entenda mais adiante).

O que aconteceu: a partir de agora, a estação Paulista, Linha 4-amarela, ganhou nome composto: Paulista-Pernambucanas — e deve seguir assim, ao menos, pelos próximos cinco anos. A mudança também aconteceu no Metrô de SP nas estações Carrão que virou Carrão-Assaí Atacadista, rede de atacarejo que foi fundada na região, e a Saúde que passou a ser chamada de Saúde-Ultrafarma.

Por quê? A estratégia de marketing tem a ver com naming rights.

Pernambucanas vira nome de estação de metrô (Foto: divulgação Pernambucanas)

O que é naming rights?

De forma resumida, significa direitos de nome de um local. Trata-se de um conceito de marketing em que uma empresa aluga ou compra o direito de nomear um espaço público ou privado (como uma arena esportiva, centro de convenções, estádio, teatro, entre outros). 

Essa prática permite que a empresa associada ao nome do local seja amplamente divulgada o que pode levar a um aumento de reconhecimento da marca e, consequentemente, de receita.

Qual é a estratégia? 

Trata-se de uma oportunidade para o Metrô ter mais uma fonte de receita recorrente, além de atrair o interesse de outras marcas, considerando a disponibilidade de várias estações para o uso de naming rights. Isso pode levar a um aumento, por exemplo, nos contratos de naming rights firmados.


 


Naming rights exemplos

Esse tipo de estratégia de marketing, por exemplo, é muito comum em estádios de futebol. Veja dois exemplos:

  • Allianz Parque, do Palmeiras. Allianz é a marca de uma seguradora Alemã e pagou cerca de R$ 300 milhões para dar o nome ao estádio do Palmeiras, segundo o Uol
     
  • Neo Química Arena, do Corinthians. Neo Química, laboratório farmacêutico brasileiro, pagou também R$ 300 mil, segundo o Globo Esporte

Para você ter uma noção, a receita gerada por acordos de naming rights é a terceira maior fonte de recursos, em termos comerciais, para clubes de futebol que os adotam Só perdem para os patrocinadores nos uniformes e fornecedores de material esportivo, segundo a KPMG Football Benchmark.

Allianz Parque, do Palmeiras (Foto: Wikipedia)

Qual é a estratégia para a Pernambucanas? 

Para a Pernambucanas, é uma mão na roda. A estratégia vai na contramão de outras concorrentes — que, por sinal, não estão indo tão bem na receita. 

No entanto, a diferença aqui está no investimento de marketing. Enquanto as concorrentes focam no online, a Pernambucanas investe no offline inusitado. O que pode fazer sentido, já que o nome estará presente na rotina diária de cerca de 90 mil pessoas que circulam diariamente pela estação. E esse número deve aumentar à medida que empresas exigem o retorno dos funcionários ao escritório.

Ou seja, mais pessoas passando pela estação, mais alcance do marketing. Além disso, a estratégia caminha de mãos dadas com o marketing de nostalgia, já que a empresa — fundada em 1908 — mantém a identidade visual similar há anos. 

Por fim, a sede da empresa de varejo fica na Rua da Consolação, ao lado da saída da linha amarela — o que traz uma história em torno da estratégia.

Por que importa?

Explorar novas estratégias de marketing — que os concorrentes não olham com tanta atenção — pode ser uma boa sacada. Quando foi a última vez que você e o seu time de marketing ousaram na estratégia de marketing? Caso precise de inspiração e uma forcinha, confira essa ferramenta de Inteligência Artificial da StartSe, que traz vários insights para você que é da área de marketing. 

LEITURA RECOMENDADA

Acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!