Desenvolvida pela organização não governamental International Organization of Standardization (ISO), é uma metodologia voltada para governança de inovação, com foco na realização de valor. Entenda!
Transformação digital, inteligência artificial, tecnologia (Foto: VioletaStoimenova via Getty Images)
, Redator
9 min
•
1 ago 2023
•
Atualizado: 1 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Alexandre Pierro*
Não há mais espaço no mercado para empresas que ficam paradas no tempo. Inovar se tornou uma palavra mandatória para todos os segmentos, o que vem elevando a busca por metodologias e estratégias que aumentem a assertividade deste processo e potencializem os resultados. É justamente neste cenário que a ISO 56002 – mais conhecida como ISO de Inovação – vem ganhando crescente destaque em escala global, como uma valiosa ferramenta para companhias de todos os portes e segmentos.
Desenvolvida pela organização não governamental International Organization of Standardization (ISO), é uma metodologia voltada para governança de inovação, com foco na realização de valor. Esse guia de boas práticas – publicado em julho de 2019, testado e aprovado por 164 países, incluindo o Brasil – permite às empresas uma definição mais assertiva do direcionamento estratégico para a inovação, assim como o acompanhamento contínuo de métricas para a geração de resultados. A estimativa é que cerca de 600 empresas já tenham adotado este modelo no mundo, sendo 13 só no Brasil.
No início, muitos questionaram sobre a possibilidade de engessar ou burocratizar o processo de inovação, que deve ser flexível e fluído. Contudo, logo se percebeu que sem processos fica impossível transformar ideias em resultados. As empresas que adotaram este modelo relatam que suas inovações foram amplamente aceleradas, visto que a companhia sabe exatamente onde quer chegar e o que precisa fazer para atingir tais objetivos. Outra grande vantagem é em relação à gestão do conhecimento. Com um modelo de governança de inovação bem definido, mesmo que os profissionais que comandam a iniciativa sejam alterados, a empresa continua se mantendo no foco do que estabeleceu como prioridade.
O objetivo desta metodologia é ajudar as empresas a criarem um manual de governança de inovação, seja para criar novos produtos, serviços, processos ou até mesmo modelos de negócios. A personalização é total, o que elimina qualquer risco. Cada empresa estabelece seus objetivos e estratégias a fim de alcançar os melhores resultados possíveis dentro do escopo da inovação, podendo ocasionar tanto em novas fontes de receitas quanto na eliminação de desperdícios. A prioridade é sempre a realização de valor. O acompanhamento das métricas se dá em tempo real, a fim de que em caso de necessidade de ajuste, tudo seja feito com a maior agilidade e assertividade possível.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, a ISO de Inovação não é apenas para grandes empresas. Companhias de todos os portes e segmentos estão se beneficiando da nova metodologia. Isso porque o processo de implementação considera a realidade, os anseios, objetivos e até limitações de cada empresa. Para isso, é preciso bastante conhecimento no tema, bem como domínio em metodologias e ferramentas que se adaptem perfeitamente em cada companhia. O cuidado durante a implementação deste modelo deve ser total a fim de garantir seus benefícios.
Não há necessidade de atender previamente nenhum requisito. Há empresas que já estão maduras quanto ao tema e outras que ainda nem saíram da inércia. Em todos os casos, a ISO de Inovação tem se mostrado muito promissora. Nas que já tem processos bem estabelecidos, é possível eliminar gargalos, integrar as ações e potencializar a geração de resultados. Nas que ainda não tem nenhum tipo de iniciativa, é a oportunidade ideal para iniciar os processos de inovação em sintonia com as melhores práticas do mundo.
Os benefícios percebidos pelas empresas que já adotaram essa metodologia são nítidos. O aumento do valor de marca e seu reconhecimento global são alguns dos mais notáveis, visto que empresas reconhecidas internacionalmente por suas ações inovadoras se tornam muito mais atrativas. Mas, as vantagens não param por aí. Esse modelo de governança faz com que as companhias acelerem a sua taxa de inovação, seja criando novos produtos, serviços ou até mesmo melhorando processos já estabelecidos.
Muitas iniciativas, inclusive, são focadas no ESG, já que a ISO de Inovação atende 14 dos 17 ODSs – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU. Além disso, é possível notar o aumento de exportações; melhora no clima organizacional, visto que os colaboradores são estimulados a gerar novas ideias e são recompensados por isso; melhora no relacionamento com o ecossistema de startups e outras iniciativas de inovação aberta; e até mesmo a redução de juros, já que as companhias financeiras reconhecem que empresas preparadas para inovar de forma contínua apresentam riscos muito menores.
Restituição fiscal: além de todos os benefícios já citados, um dos que mais vêm atraindo as empresas para esse modelo internacional de governança de inovação é a facilidade para obter benefícios fiscais por meio da Lei do Bem. Empresas certificadas tem processos bem estabelecidos e geram documentações que comprovam mais facilmente seus investimentos em inovação, o que permite uma restituição fiscal de até 80%, desde que estejam no regime de Lucro Real e cumpram outros critérios estabelecidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. É uma vantagem e tanto que pode não só viabilizar a implementação da ISO como também o financiamento para tantas outras iniciativas de inovação.
*Este artigo não representa a opinião da StartSe; a responsabilidade é do autor
*Alexandre Pierro é mestrando em gestão e engenharia da inovação, engenheiro mecânico, físico nuclear e sócio fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de Inovação na América Latina.
Cansado de estratégias que não se adaptam ao ritmo acelerado do mercado atual? O S4D tira você do ciclo de planejamento estratégico tradicional e te coloca no lugar onde você performa melhor: na inovação e adaptação. Saiba mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!