Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que é “rage applying” e como evitá-lo na sua empresa

Como identificar, prevenir e transformar frustrações dos colaboradores em oportunidades para fortalecer sua empresa.

O que é “rage applying” e como evitá-lo na sua empresa

Foto: Pexels

, produtora de conteúdo

4 min

16 jan 2025

Atualizado: 16 jan 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Parece que todo ano surge um termo novo que ressalta uma nova tendência ou comportamento no mundo corporativo. Já tivemos, por exemplo, o “quiet ambition”, que se trata da rejeição de posições de liderança pela geração Z, ou o “job crafting”, que é uma forma dos funcionários personalizarem seus cargos. 

A importância desses termos é dar quase um “termômetro” de como o mercado está se comportando e também gerar “alertas” para empresários e também para o RH das empresas sobre possíveis insatisfações, expectativas e comportamentos dos novos profissionais que chegam ao mercado.

Hoje vamos navegar por mais um desses termos: o rage applying. 

O que é rage applying

Rage applying é um termo recente que descreve a prática de enviar várias candidaturas para empregos diferentes impulsionado por frustração, insatisfação ou raiva em relação ao trabalho atual.

Geralmente, ocorre após situações estressantes ou episódios de descontentamento, como falta de reconhecimento, sobrecarga de trabalho ou um ambiente tóxico.

E como evitar o rage applying dentro da sua empresa?

Evitar o rage applying dentro da sua empresa envolve criar um ambiente de trabalho saudável, engajador e onde os colaboradores se sintam valorizados. Veja alguns exemplos de como fazer isso:

  • Promova uma cultura de feedback constante: escute o que seus funcionários têm a dizer e mostre que as opiniões deles são importantes para a organização. 
  • Reconheça e valorize o trabalho de seus funcionários: ofereça recompensas tangíveis ou simbólicas que demonstram que você está reconhecendo as conquistas individuais e coletivas do seu time. 
  • Invista no desenvolvimento profissional: ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento de habilidades, ou seja, demonstre que a empresa se preocupa com o crescimento do funcionário e quer mantê-lo na equipe. 
  • Fomente o diálogo aberto e a transparência: comunique-se com clareza sobre as mudanças, metas e desafios da empresa, assim seus 

Por que importa? 

Como líder, entender o rage applying é essencial por várias razões, principalmente porque ele reflete uma insatisfação potencial dos seus colaboradores, que pode afetar a saúde organizacional e a produtividade. Aqui estão os principais motivos para estar atento a isso:

  • Impacto na retenção de talentos
  • Perda de produtividade e engajamento
  • Dificuldade em atrair bons talentos
  • Sustentabilidade do crescimento da empresa

Ao implementar as práticas citadas acima, sua empresa cria um ambiente no qual os colaboradores se sentem motivados, respeitados e valorizados, reduzindo as chances de frustrações que poderiam levar ao rage applying.

Leitura recomendada

Agora, se você é empresário ou dono de negócio e está percebendo um movimento parecido com o rage apllying na sua empresa, conheça a imersão Partnership & Cultura. Vamos te ajudar a criar planos de ação para melhorar sua retenção de talentos, aumentar o nível de transparência e alinhamento da sua empresa e criar uma equipe feliz e com propósito. Saiba mais aqui.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo multimidia que escreve sobre carreira, negócios e tecnologia na StartSe.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!