Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que é Web 3.0 — e o que muda em relação à Web 2.0?

Nova fase promete ser a nova tendência mundial e mudar a forma como as pessoas se relacionam com a internet — com mais segurança e privacidade dos dados

O que é Web 3.0 — e o que muda em relação à Web 2.0?

, jornalista

4 min

1 set 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Já contamos aqui que a Web 3.0 é a próxima fase da internet, só que descentralizada. Isso porque, é gerida pela blockchain, a mesma plataforma de transações de criptomoedas (vamos falar mais sobre isso adiante).

Dessa forma, a nova geração vem com uma modificação na segurança e privacidade dos usuários. “Não é mais a empresa que tem o controle da informação. É a gente — como sempre deveria ter sido”, diz em entrevista ao videocast Mulheres do Agora Ana Laura Magalhães, co-fundadora da EVE, organização autônoma descentralizada que tem o foco em incluir mulheres na Web 3.0.

Quais são as fases da internet?

  • Web 1.0: foi o primórdio da internet, quando surgiram os navegadores e o “www”. “À época, o mundo era analógico e virou um mundo digital”, conta Ana.
     
  • Web 2.0: “basicamente foi quando você começou a acessar sites e aparecia a mensagem:‘você aceita esses cookies’, e, aceitava sem ler aquelas linhas minúsculas. Foi a partir daí que a gente passou a ser controlado — sem perceber”, diz Ana.
     
  • Web 3.0: “agora, na 3.0, a gente volta a ter o controle desses dados e a decidir se quer ou não passá-los graças à blockchain”, completa a especialista.

“Mas perceba que a gente não sai da 1.0 para a 2.0, depois para 3.0. Se você prestar atenção, tem fases, como 1.1, 1.2, 1.3 até chegar na 2.0. Isso porque, são tecnologias que vão sendo liberadas e você vai tendo mais e mais acessos. A Web 3.0 vai seguir a mesma linha. Claro, tem o foco na questão da segurança, mas vai trazer outras possibilidades”, afirma Mariana Filizola, sócia e CXO na StartSe.

Ou seja, se hoje você usa os famosos cookies como estratégia de negócio, é importante buscar novas alternativas.

Mas afinal, o que é Blockchain?

A blockchain é como um livro que registra de forma ágil todas as transações já feitas. É  descentralizada e funciona por meio de criptografia

O importante é que tudo o que é registrado na blockchain é imutável — o que facilita o rastreamento de ativos em uma rede.

De forma resumida, segundo Ana, é uma sequência de informações criptografadas. “É segura porque é uma forma de catalogar a informação. Ou seja, fazer várias coisas serem possíveis, inclusive serem um rastreio de todas as informações que já passaram por esse livro, que não podem e não são perdidas.”

Isso significa que a blockchain não serve apenas para a segurança e privacidade dos seus dados na Web 3.0, como também para outros registros como documentos em cartórios. 

A título de curiosidade, a tecnologia foi desenvolvida inicialmente para o Bitcoin, a primeira criptomoeda criada no mundo, onde o objetivo seria registrar todas as transações já feitas.

Como a Web 3.0 e o metaverso oferecem mais segurança para as pessoas?

“Atualmente existem vários metaversos. Por isso, essa fase híbrida — do físico com o digital — vai permanecer na Web 3.0”, diz Cintia Ferreira, cofundadora da EVE.  

Para Cintia, a segurança é um ponto importante. Isso porque, quando um usuário infringe regras no metaverso, imediatamente é expulso. “E não volta de jeito nenhum porque [a plataforma] sabe qual é o código dela”, conta Cintia.

+ Quer saber mais? Conheça o programa Business Technowlogies, da StartSe, que prepara líderes a dominar prática das principais tecnologias disruptivas em seus negócios.

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!