Você sabia que a forma como compramos medicamentos está mudando radicalmente no mundo? A China, por exemplo, já abandonou as tradicionais farmácias de rua em favor de um modelo totalmente digital. Descubra o que está por trás dessa transformação e como ela pode impactar o futuro do setor farmacêutico.
Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
29 out 2024
•
Atualizado: 29 out 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Tem farmácia na China?
Se você andar pelas ruas, é possível caminhar por diversos bairros sem encontrar qualquer farmácia. Mas qual é a razão disso? A potência do e-commerce chinês e sua rede de distribuição.
É claro que existem farmácias na China, mas elas estão dentro dos super aplicativos como Alipay, Wechat e outros. Por aqui não se vende mais remédios em lojas, mas sim pelos canais virtuais.
Esse é um sinal importante e amplia o que já falei aqui outro dia. Nos EUA a CVS Pharmacy anunciou o fechamento de 1.200 lojas e na China elas quase inexistem. O que está nas entrelinhas desses movimentos?
No Brasil, principalmente nas médias e grandes cidades, a sensação é de que existe uma farmácia em cada esquina. Por aqui, esse modelo é pujante e parece não apresentar qualquer tipo de crise ou recessão.
Contudo, à medida que a telemedicina cresce, o usuário começa a se questionar: se eu faço a consulta médica de pijama, do sofá, por que eu deveria trocar de roupa, pegar o carro e ir até uma loja buscar o antibiótico?
Na China, cerca de 35% das consultas médicas são feitas remotamente. E os remédios chegam na casa das pessoas em 15 minutos, na média. Então a resposta está óbvia, nem precisaria escrever aqui.
As farmácias no Brasil, nos EUA ou na China vão desaparecer? Não, mas talvez o modelo de negócio precise ser ajustado mais rápido do que a gente imagina. Quem fica preso na forma, esquece que o que importa é gerar valor.
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!