A revolução elétrica que está transformando as cidades
Reprodução Linkedin Junior Borneli
, Founder da StartSe
3 min
•
1 nov 2024
•
Atualizado: 1 nov 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Uma das coisas mais curiosas na China é o silêncio nas ruas. É uma diferença brutal em relação ao trânsito das grandes cidades brasileiras, com aquela barulheira toda de motos, ônibus, caminhões e carros.
Nas regiões metropolitanas, as motos à combustão são proibidas. Existem muitas motos, milhões e milhões delas (cerca de 300 milhões), mas aquele barulho de escapamento não existe. As motos são todas elétricas.
Da frota de veículos, cerca de 35% já são elétricos e uma outra parte relevante é híbrida. O transporte público também já é, majoritariamente, elétrico. Tudo isso faz com que o barulho da cidade seja diferente.
Para quem vem na China pela primeira vez, uma coisa que chama atenção são as placas dos carros: placa verde significa que o carro é elétrico; placa azul significa que é híbrido ou à combustão tradicional.
Tudo isso só é possível porque existem mais de 200 fabricantes de veículos elétricos na China. A BYD, mais conhecida no Brasil, é só uma delas. Só em 2023 foram vendidos cerca de 8 milhões de carros 100% elétricos.
Caminhar nas ruas de Pequim, por exemplo, oferece uma "experiência auditiva" diferente. Com muito menos barulho dos carros, você escuta mais a conversa das pessoas, os alertas dos guardas, os gritos das crianças...
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!