OpenAI lança ChatGPT Search para usuários Premium e Team; versão será disponível para os planos Edu e Enterprise nas próximas semanas
Foto: Pexels
, redator(a) da StartSe
7 min
•
7 nov 2024
•
Atualizado: 7 nov 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Com a promessa de um novo capítulo na busca por informações, a OpenAI lançou o ChatGPT Search, uma versão avançada do seu já popular chatbot que agora traz capacidades de pesquisa integradas.
Essa novidade visa disputar espaço com o Google ao oferecer uma experiência de busca mais personalizada e conversacional. Vale lembrar que o Google é líder absoluto neste mercado.
Será que os dias de trono da Big Tech estão com os dias contados?
O ChatGPT Search busca ir além das respostas instantâneas de um mecanismo de pesquisa tradicional.
Com a vantagem de uma IA que “conversa” com o usuário e explora múltiplas camadas de informação, ele representa um salto nas expectativas de experiência de pesquisa.
A OpenAI descreve o recurso como uma ferramenta capaz de compreender e acompanhar o contexto das conversas para oferecer resultados mais precisos e relevantes, aproximando a interação do estilo humano.
Segundo a OpenAI, a ferramenta foi desenvolvida para “expandir o acesso a respostas detalhadas e contextualizadas para uma vasta gama de perguntas e temas” .
A tecnologia combina o modelo avançado do ChatGPT com a capacidade de navegação em tempo real pela internet.
Dessa forma, o ChatGPT Search pode fornecer não só respostas contextuais, mas também links, referências e informações atualizadas, possibilitando uma pesquisa completa e instantânea em uma única interação.
Além disso, os usuários podem contar com uma experiência sem anúncios e com menos interferências, o que, segundo a OpenAI, representa uma abordagem mais focada na experiência do usuário
1. Para empresas:
O ChatGPT Search surge como uma nova forma de atrair clientes e potencializar o engajamento através de informações rápidas e precisas. Empresas podem explorar esse recurso para otimizar atendimentos e oferecer conteúdos relevantes diretamente aos consumidores, sem que estes precisem migrar para outros buscadores.
2. Para profissionais e consumidores:
Com informações mais precisas e contextualizadas, o ChatGPT Search promete reduzir o tempo de busca, tornando-se uma ferramenta poderosa para quem trabalha com dados, marketing ou áreas em que o acesso a informações rápidas é crucial.
Além disso, os consumidores que preferem experiências mais imersivas e de fácil interação podem ver no ChatGPT uma alternativa viável aos buscadores tradicionais.
Para lembrar e pensar: a própria hegemonia do Google está diminuindo entre as gerações mais novas, que preferem fazer pesquisas no TikTok, por exemplo, como analisamos aqui.
E como eles são mais tecnológicos e aderem às inteligências artificiais com mais facilidade, parece natural que eles queiram realizar pesquisas e interagir em uma única interface (ChatGPT, por exemplo) do que abrir vários aplicativos para fazer coisas simples, como pesquisar algo na internet.
Se o Google vai ceder parte do mercado, ainda é cedo para dizer, mas o usuário, com certeza, sai ganhando com essa inovação.
O mundo da IA não para de evoluir, e essa recente mudança do ChatGPT é só uma delas.
Nós temos cursos e programas para todos os níveis de liderança com o que há de mais atual em IA no mundo.
Se quiser ter professores da OpenAI e outras Big Techs te ensinando a implementar AI, conheça o AI MAX aqui.
Agora, se você quer apenas ter um domínio melhor das ferramentas AI para usar no dia a dia, conheça o curso AI for Leaders.
Para saber mais:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Sócio da StartSe
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!