Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que sabemos sobre os robotáxis da Tesla?

Sim, depois de prometer muito, a Tesla lançou seu robotáxi. Apesar da incrível perspectiva que isso abre, houve uma pequena frustração, porque tudo o que foi exibido são protótipos ainda longe do lançamento.

O que sabemos sobre os robotáxis da Tesla?

Reprodução

, Founder da StartSe

5 min

11 out 2024

Atualizado: 11 out 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto* 

Sim, depois de prometer muito, a Tesla lançou seu robotáxi. Apesar da incrível perspectiva que isso abre, houve uma pequena frustração, porque tudo o que foi exibido são protótipos ainda longe do lançamento.

Agora vou me prender a uma coisa que passou despercebida. Elon Musk frisou muito essa imagem abaixo, por um motivo simples.

Reprodução

O impacto no ecossistema 

Quando uma tecnologia nova surge, como os táxis autônomos, o impacto maior não é nela mesma, em si, mas nas implicações que vêm depois. E foi nesse ponto que Elon pegou. O impacto que isso terá num ecossistema inteiro.

Imagens como essa, de estacionamentos lotados, podem não existir mais. Hoje nós fazemos um uso mínimo dos carros. Na enorme maioria do tempo eles ficam parados nos estacionamentos e garagens.

Elon frisou que, com o robotáxi da Tesla, o tempo de uso de um carro pode ser 10 vezes maior do que é hoje, o que significa que nem todo mundo precisa ter a posse de um carro, mas sim ter um carro à disposição.

Se essa visão dele estiver certa, veremos impactos enormes nos estacionamentos, venda de automóveis, aluguel de carros, empresas de seguros, de logística, taxistas, motoristas de app... muita coisa.

Todas as imensas áreas reservadas para estacionamento poderiam ser espaços para moradias, novos escritórios, parques e áreas verdes... seria uma mudança radical em relação ao que temos hoje.

O robotáxi da Tesla, hoje, continua no mesmo lugar de ontem: uma promessa. Vimos um pouco mais sobre ele, vimos os protótipos funcionarem e tivemos uma certeza: o futuro parece caminhar mesmo nessa direção.

Mas, afinal, como será o Cybercab?

O interior do Cybercab, o robotáxi anunciado pela Tesla é como você vê na imagem abaixo. O carro é totalmente autônomo, sem volante, pedais ou botões. Você não precisa fazer nada, apenas entrar e ler um livro, assistir um filme ou... dormir.

Reprodução Tesla

A expectativa de preço do Cybercab é de menos de US$ 30 mil dólares (cerca de R$ 170 mil) e ele deve estar disponível para venda em 2026. Seu lançamento foi adiado diversas vezes, mas foi finalmente apresentado.

No evento de lançamento, a Tesla disponibilizou 50 unidades para simular os carros circulando pelas ruas. Contudo, a apresentação aconteceu numa cidade cenográfica dentro dos estúdios da Warner Bros. Entertainment.

Além do Cybercab, a Tesla apresentou a CyberVan, um veículo autônomo para transporte de até 20 pessoas. O veículo tem design futurista e talvez seja o mais "diferente" do portfólio até aqui, depois do CyberTruck.

O anúncio das novidades, contudo, frustrou os investidores. Eles esperavam algo mais palpável, já com um modelo de negócios e projeções de receita. O fato de serem lançados apenas 2026 deixou um gosto amargo.

Nesse contexto, o Google está mais a frente, com o Waymo. Os táxis autônomos da empresa já estão operando livremente em cidades como San Francisco, Austin, Atlanta e Phoenix.

Leitura recomendada 

Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?

Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!