São restaurantes abertos ao público, mas exclusivos para delivery. Entenda!
Cozinheira (Fonte: Burst/Shopify)
, Founder da StartSe
5 min
•
24 mai 2023
•
Atualizado: 19 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Uma pesquisa realizada pela Unicamp mostra que cerca de 30% dos restaurantes disponíveis no iFood são "dark kitchens".
São restaurantes abertos ao público, mas exclusivos para delivery. As "cozinhas fantasmas" podem ser proprietárias, ou seja, cada restaurante tem a sua, ou podem ser compartilhadas, com vários restaurantes usam a mesma estrutura para otimizar custos e ganhar eficiência operacional.
Esse modelo de restaurante ganhou potência nos últimos 2 anos. Com os salões fechados por muito tempo, esse foi o caminho encontrado para que as empresas se mantivessem ativas e rentáveis.
Segundo a pesquisa, a comida mais servida pelas dark kitchens são pratos típicos brasileiros (30,3%). Já no interior, hambúrgueres e lanches são os principais alimentos preparados nas cozinhas fantasmas (34,7%).
É interessante notar que plataformas como o iFood têm seus critérios para aceitação de novos restaurantes na plataforma, de forma a proteger os consumidores e garantir a qualidade do serviço.
Esse modelo de negócios - ligados às dark kitchens - ou até mesmo restaurantes com cozinha própria focados apenas no delivery, abriu um leque enorme de oportunidade para muitos pequenos empreendedores.
O iFood tem mais de 300 mil restaurantes cadastrados na plataforma e recebe cerca de 65 milhões de pedidos por mês. Esse volume enorme de pedidos é entregue por cerca de 200 mil entregadores.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!