Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que significa Food Loss e Food Waste

No mundo, 931 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas. Saiba a relação dos conceitos com o desperdício de alimentos e como as empresas estão buscando inovar para reduzir esse impacto.

O que significa Food Loss e Food Waste

Agricultura, tablet, alimentos.jpg (Foto: Thomas Barwick via Getty Images)

, jornalista

5 min

10 mai 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

931 milhões de toneladas. Essa é a quantidade de alimentos desperdiçados no mundo apenas em 2019. Dessas, 61% vieram de famílias, 26% de serviços de alimentação (escolas, hotéis, restaurantes) e 13% do varejo (supermercados). No Brasil, 60 quilos de alimentos são desperdiçados por pessoa. É o que aponta o Índice de Desperdício de Alimentos, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela WRAP, organização britânica de resíduos. A pesquisa analisou as sobras alimentares nos pontos de venda, restaurantes e residências. 

O número é assustador e causa prejuízo ambiental, econômico e social. Para Inger Andersen, diretora executiva da Pnuma, “se a perda e o desperdício de alimentos fossem um país, seria a terceira maior fonte de emissão de gases de efeito estufa”. Segundo ela, “o desperdício de alimentos sobrecarrega os sistemas de gestão de resíduos, agrava a insegurança alimentar, tornando-se um dos principais contribuintes para as crises planetárias”, escreveu a especialista no relatório. 

Mas startups e grandes empresas afirmam que a tecnologia pode ajudar a reduzir o impacto (entenda no tópico ‘como evitar o desperdício de alimentos’).

COMO OCORRE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

De um lado, milhões de toneladas de alimentos são descartadas; do outro 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019, segundo a FAO. Mas por que tantos alimentos são desperdiçados em meio à alta da fome? A resposta pode estar nos conceitos: Food Loss e Food Waste. Veja abaixo:

O QUE É FOOD LOSS

O Food Loss envolve os alimentos que foram perdidos ao longo da cadeia alimentar (desde o campo até o armazenamento). As perdas acontecem por condições inapropriadas de clima e solo, armazenamento inadequado, durante o transporte, entre outros. 

O QUE É FOOD WASTE

O Food Waste trata-se de um desperdício ao final da cadeia alimentar. Nesta lista estão os alimentos com prazo de validade expirado e descarte dos itens desperdiçados dentro de casas e restaurantes.  

Vale lembrar: o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. No ano passado, o PIB do agronegócio brasileiro avançou — de forma recorde — 24,31%, de acordo com cálculos cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, realizados em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Com isso, atingiu quase R$ 2 trilhões em 2020. 

Melancia, alimentos, desperdício (Foto: Andrea Pistolesi via Getty Images)

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

De olho no problema, empresas buscam soluções. É o caso da startup Wasteless, que desenvolveu uma etiqueta inteligente para itens de supermercado. Funciona assim: a tecnologia de aprendizado de máquina reduz o valor do produto conforme se aproxima da data de validade. A startup disse que atualmente o método reduz 40% do desperdício de alimentos em supermercados e esse número deve aumentar para 80% nos próximos anos com o aprimoramento da tecnologia.

A X, empresa da Alphabet — holding controladora do Google —, criou o Projeto Delta, com o objetivo de lançar duas ferramentas para ajudar na causa. A primeira delas, trata-se de uma plataforma capaz de monitorar e direcionar ao local correto toda a etapa do Food Waste (entenda o conceito no tópico acima). A segunda identifica quais são os produtos mais descartados. Desta forma, restaurantes e supermercados poderão melhorar a gestão de compra.

A foodtech Feitosa Gourmet, fundada no Rio Grande do Sul, decidiu inovar e produzir barbecue, ketchup de banana e outros itens feitos a partir de frutas que seriam descartadas por produtores. 

Banner Food Loss Challenge Bayer

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!