Em uma década, Satya Nadella transformou a Microsoft de uma gigante tecnológica em declínio para uma das empresas mais inovadoras e valiosas do mundo. Como ele conseguiu essa reviravolta?
Foto: Divulgação/Microsoft
, Sócio da StartSe
4 min
•
7 nov 2024
•
Atualizado: 7 nov 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Quando assumiu a Microsoft, em 2014, Satya Nadella encontrou uma organização desacreditada, que não só havia perdido a onda dos buscadores, redes sociais e mobile, mas também estava atrasada na corrida pela tecnologia de nuvem.
Mesmo tendo sido pioneira na computação pessoal, muita gente já não via a Microsoft como uma empresa inovadora. No entanto, 10 anos depois de virar CEO, Nadella deu um reset na companhia.
Em contraste com o estilo empresarial anterior, muitas vezes visto como pouco colaborativo, ele implantou uma cultura mais aberta e empática, promovendo a abordagem do “learn-it-all”, em vez do “know-it-all”, incentivando o aprendizado contínuo, fazendo “listening tours” com funcionários e ajustando a gestão a partir de feedbacks.
Sob sua liderança, passou a ser normal construir soluções para outros ambientes usados pelas pessoas.
Além disso, aquisições estratégicas atraíram novos públicos à Microsoft e ajudaram a expandir sua presença de mercado: GitHub trouxe a comunidade de desenvolvimento de código aberto; LinkedIn trouxe as redes sociais; Mojang (criadora do Minecraft) trouxe os gamers.
Nadella também reposicionou a empresa em direção aos serviços em nuvem, transformando o Azure em um dos negócios mais lucrativos da companhia e um dos principais players de cloud do mundo.
Em 2014, o Azure tinha 10% de participação de mercado. Hoje, tem 25%, e está bem próximo da líder AWS, que tem 31%. Por fim, ele ainda fez uma aposta antecipada ao investir US$ 1 bilhão na OpenAI em 2019, possivelmente prevendo que um dia poderia integrar inteligência artificial a aplicativos, como, de fato, aconteceu com o Copilot anos depois.
Embora Nadella não pudesse alcançar esses números sem as bases estabelecidas por Bill Gates e Steve Ballmer, a recente transformação da empresa tem sido notável: de uma gigante desacreditada a uma potência inovadora outra vez.
E os sinais dessa mudança foram dados ainda em sua posse: “Nossa indústria não respeita a tradição, ela só respeita a inovação”, disse Nadella, em um memorando inaugural há 10 anos.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Sócio da StartSe
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!