Entenda as mudanças da terceira fase do Open Banking, prevista para 29 de outubro
, jornalista da StartSe
8 min
•
13 out 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Junto ao PIX, o Open Banking é uma das novidades que prometem transformar o mercado financeiro. Também chamado de “Sistema Financeiro Aberto”, consiste em um conjunto de tecnologias que permite o compartilhamento seguro de dados entre instituições financeiras e outros agentes do ecossistema.
O Open Banking está sendo implementado no Brasil dividido por fases e a próxima etapa está prevista para 29 de outubro deste ano. A terceira fase trará novidades ao PIX que terão um grande impacto principalmente no varejo: irá permitir a iniciação de pagamentos fora dos aplicativos de bancos e fintechs.
Na prática, ao realizar uma compra online, os usuários poderão digitar uma chave de identificação (como CPF ou e-mail) como forma de pagamento. Dessa forma, a transação terá início fora do sistema financeiro tradicional; o banco ou o fintech terá apenas que validá-la com o usuário, compartilhando detalhes da compra.
O usuário terá uma experiência semelhante ao que acontece atualmente com os cartões de crédito, com a diferença de que irão ter que aprovar a transação. A expectativa é que o serviço também esteja disponível para TEDs no ano que vem.
Há um ano, o Banco Central (BC) aprovou a criação dos “iniciadores de transação de pagamento”. A iniciativa é fundamental para a terceira fase do open banking, pois permite que a transação seja iniciada por outra empresa que não a detentora da conta.
Portanto, os e-commerces terão que contar (ou se tornarem) iniciadores de transação de pagamento para colocar a novidade em prática. Atualmente, o WhatsApp é um iniciador de transação de pagamento e viabiliza transferências monetárias dentro do app.
A terceira fase do Open Banking estava prevista para o dia 30 de agosto, mas foi adiada para 29 de outubro por um pedido dos bancos e fintechs. Os agentes queriam mais tempo para se adaptarem e realizar testes nos sistemas.
As mudanças estão acontecendo há algum tempo. A primeira fase do Open Banking foi instituída no Brasil em fevereiro deste ano; a segunda fase, em 13 de agosto. Desde então, já é possível o compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras.
Os grandes bancos são obrigados a participar do open banking. No entanto, a novidade tem atraído também as fintechs. Recentemente, o PicPay adquiriu o Guiabolso para impulsionar a novidade dentro da companhia.
“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do open banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, diz em comunicado enviado à StartSe José Antonio Batista, CEO do PicPay. Entenda tudo sobre a aquisição.
…
O PicPay é uma das fintechs que estarão no Festival SVWC 2021, que reunirá os principais especialistas em inovação e empreendedorismo. Realizado pela StartSe, o evento é 100% gratuito e online e as inscrições já estão abertas. Não perca essa oportunidade: inscreva-se já!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!