Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Pagamentos com QR Code: qual é a estratégia do Google ao apostar no lançamento?

Google vai estrear no Brasil pagamento com QR Code para celulares (Android) que não tem NFC. Entenda!

Pagamentos com QR Code: qual é a estratégia do Google ao apostar no lançamento?

Celular com logo do Google (Fonte: Getty Images)

, jornalista

7 min

28 jun 2023

Atualizado: 28 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Google vai estrear no Brasil pagamento com QR Code para celulares (Android) que não tem NFC ― sistema de aproximação. A funcionalidade será lançada nos próximos meses e o objetivo é aumentar o acesso a carteira digital, segundo Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina.

  • O Brasil será o primeiro país a receber a funcionalidade no mundo
     
  • O lançamento democratiza pagamentos digitais para os brasileiros, principalmente, para aqueles que não possuem smartphones equipados para fazer pagamento por aproximação

Como funciona a carteira digital do Google?

A Carteira do Google é uma carteira digital em que usuários têm acesso a formas de pagamento por aproximação em lugares que aceitam o Google Pay, cartões de transporte, ingressos e documentos de identidade armazenados nela.


Como usar a Carteira do Google?

O usuário precisa baixar o app e adicionar um cartão de crédito ou débito e, dependendo do emissor, fazer uma validação no aplicativo do banco. Os principais bancos brasileiros permitem adicionar o cartão diretamente dos seus próprios aplicativos. Após a conclusão do processo, a Carteira estará pronta para pagamentos por aproximação ou por meio da leitura de QR Codes.

Para pagar usando um QR Code, basta ir até uma loja física e escolher seu produto. Na hora do pagamento, peça ao lojista para gerar um QR Code para pagamento com cartão. Quando o código dinâmico aparecer na tela, abra a Carteira do Google e selecione pagamento por QR Code. Depois, aponte a câmera para a tela e aguarde a leitura. Então, confira os dados do pagamento no seu celular e confirme a transação. O recibo do pagamento ficará guardado na Carteira.


SEGURANÇA

A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação.

Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança. 

“Será uma maneira segura e conveniente de efetuar pagamentos sem ter que carregar dinheiro ou cartões”,  explica Natacha.

Carteira do Google (Imagem: divulgação)

Por que o Google aposta no Brasil como um de seus principais mercados para a carteira digital?

A onda da digitalização dos pagamentos tem estimulado empresas de tecnologia, como o Google a apostar no Brasil. O que vai ao encontro da digitalização do dinheiro ―que está a todo vapor.

Um exemplo é o Pix, que se tornou o meio de pagamento mais usado no país, batendo recorde atrás de recorde desde o lançamento, em 2020.

Assim, não surpreende a aposta do Google ao mirar o Brasil como um de seus principais mercados. Porém, apesar de os pagamentos por aproximação serem relativamente baixos no país, a ideia da big tech é justamente oferecer mais democratização para impulsionar o crescimento. 
 

  • Apenas 25% dos brasileiros fazem pagamentos por aproximação com seus smartphones, segundo dados de 2023 da consultoria eMarketer


A empresa de tecnologia, por sua vez, não revela quanto a Carteira do Google representa atualmente na receita do negócio, mas mostra-se empenhada em potencializar o recurso. 

Não à toa. De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com a tecnologia NFC. Assim, a nova funcionalidade é uma mão na roda para potencializar o acesso.

“O novo recurso foi desenvolvido por uma equipe global de engenharia do Google, considerando necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela importante dos smartphones não tem NFC”, diz a empresa

MAIORES SERVIÇOS DE CARTEIRA DIGITAL

Dados da Statista mostram que em 2018, os três maiores serviços de carteira digital: Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay (Carteira do Google) em que reuniram cerca de 230 milhões de usuários globais ― isso sem considerar aplicativos que oferecem a função de pagamentos digitais como o PicPay. Se considerar o número, ultrapassa 2 bilhões, já que o método é bem comum na China (mas esse é papo para outro artigo).

Por que importa?

O Google tem feito uma série de anúncios de novas funcionalidades nos mais diferentes segmentos para diversificar o negócio. Assim, ao apostar em ferramentas relacionadas ao futuro do dinheiro, está um passo à frente. O que faz sentido, já que o perfil das pessoas está cada vez mais digital. Cabe a pergunta: e você, como tem usado a digitalização do dinheiro a favor do seu negócio?

LEITURA RECOMENDADA

EVENTO SOBRE A REVOLUÇÃO DOS MÉTODOS DE PAGAMENTOS

Carteira digital é apenas uma das revoluções dos meios de pagamento que está transformando os hábitos de consumo dos brasileiros. Para ficar por dentro de todas elas e conhecer exemplos reais e práticos do mercado, participe do Payment Revolution 2023, evento exclusivo da StartSe presencial com transmissão online. Conheça aqui e garanta seu ingresso! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!