Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

'Pele eletrônica vestível'? Entenda a nova aposta da Samsung

O adesivo de pele funciona como smartwatch.

'Pele eletrônica vestível'? Entenda a nova aposta da Samsung

Pele vestível da Samsung (Foto: Blog Samsung)

, jornalista

4 min

8 jun 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

'Pele eletrônica vestível' capaz de medir, em tempo real, os batimentos cardíacos do usuário. Essa é a nova aposta — inusitada — da Samsung. Ainda em fase de teste, a tecnologia funciona similar às pulseiras inteligentes e aos smartwatches, mas com diferenciais: pode ser esticada (veja imagem abaixo) e é mais precisa do que os medidores convencionais. 

"O sensor extensível foi feito de uma forma que possibilita medições contínuas de batimentos cardíacos com um alto grau de sensibilidade em comparação com os sensores existentes. Isso porque, a solução facilita a adesão à pele, o que minimiza as inconsistências de desempenho que podem ser causadas pelo movimento", diz a empresa em comunicado.

Pele vestível da Samsung (Foto: Blog Samsung)

COMO FUNCIONA

Ao ser “colado” na pele — como se fosse um adesivo — o sensor extensível (que se adequa às movimentações do usuário) monitora os batimentos cardíacos. Isso é possível, porque o acessório é composto por tecnologia de ponta e tela de OLED — diodo orgânico que emite luz (uma das tecnologias mais avançadas para a fabricação de telas). “O ponto forte da inovação é que ela permite que você meça seus dados biométricos por um período mais longo sem ter que removê-la ao dormir ou praticar exercícios, já que o adesivo parece parte de sua pele”, disse Youngjun Yun, da Samsung, sobre o protótipo tecnologia em um comunicado à imprensa . “Você também pode checar seus dados de batimentos cardíacos na tela, sem ter que transferi-los para um dispositivo externo.”

COMERCIALIZAÇÃO

Apesar da pele eletrônica estar nos estágios iniciais, a empresa pretende, em breve, comercializar o dispositivo. "Queremos produzir em massa”, disse o pesquisador principal Jong Won Chung, co-autor do artigo. “Além do sensor de batimento cardíaco, que foi aplicado neste caso de teste, planejamos incluir sensores extensíveis e telas de alta resolução para permitir que os usuários monitorem saturação periférica de oxigênio, leituras de eletromiograma e pressão arterial.”

DESENVOLVIMENTO

Foi desenvolvido pela Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT), braço de pesquisa e tecnologia da Samsung. Os detalhes do estudo foram publicados na revista Science Advances. “A pesquisa foi a primeira do setor a comprovar o potencial de comercialização de dispositivos extensíveis, visto que a tecnologia é capaz de ser integrada aos processos de semicondutores existentes”, afirma a empresa.

POR QUE IMPORTA?

O mercado de wearables — dispositivo vestível — está em explosão. Segundo dados do International Data Corporation (IDC), esse setor cresceu 35,1% ano a ano durante o terceiro trimestre de 2020, atingindo 125 milhões de unidades. “O aumento foi impulsionado pela sazonalidade, pelo lançamento de novos produtos e pela pandemia global”, diz o IDC. Os itens da Apple, Samsung e de outras gigantes da tecnologia ajudaram a alavancar esse mercado.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!