Nova versão da ferramenta vai transformar completamente a maneira como criamos e lidamos com imagens; Entenda
Adobe Photoshop com função de Inteligência Artificial (foto: divulgação)
, Head de Conteúdo
6 min
•
27 mai 2023
•
Atualizado: 16 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Adobe anunciou a chegada de recursos de Inteligência Artificial no Photoshop, sua principal ferramenta de edição de imagens. A solução está sendo possível graças ao uso do Firefly, uma família de modelos de criação por IA lançada pela marca em março.
O Photoshop com recursos de IA ainda está sendo oferecido para um grupo restrito de usuários e deve ser disponibilizado de maneira mais ampla nos próximos meses. E o que ele promete (e já está entregando) muda tudo o que é possível fazer com o software…
Com o surgimento de ferramentas de geração de imagens com Inteligência Artificial, como o Midjourney e o Stable Diffusion, o Photoshop caiu em um grande dilema: faz sentido existir um programa de edição de imagens quando as pessoas podem criar qualquer cena que quiserem apenas ao descrevê-la em um prompt?
A resposta é: sim, desde que os profissionais que trabalham com edição de imagem possam ver vantagem em integrar o uso de Inteligência Artificial nas tarefas que já são executadas hoje.
A Adobe está seguindo a linha de outras empresas tech como a Microsoft e classificando sua solução de IA como um copiloto, ou seja, ela não assume o processo criativo, mas auxilia na hora de executar tarefas ou sugerir melhorias no que o usuário já faz.
Na prática, o Photoshop passa a ter uma série de recursos com suporte de IA. O principal deles é o Generative Fill, uma versão super evoluída do Content Aware Fill que já existia na ferramenta. Mas agora, ao invés de completar trechos da imagem com algo que já estava ali, ele é capaz de mudar completamente detalhes do cenário.
Por exemplo, ao ampliar digitalmente uma imagem que mostra apenas uma pessoa em uma varanda, o Photoshop é capaz de mostrar também o prédio, a cidade e até o céu, tudo de forma realista e criado por IA.
O recurso também permite remover objetos de cena, como por exemplo uma máscara cirúrgica no rosto de uma pessoal. Ao selecionar e pedir para retirar a peça, uma versão de rosto aparece no lugar. O mais impressionante: é possível escolher outras opções de rosto até encontrar algum que agrade mais o usuário.
Através do recurso de prompt, o usuário também pode indicar se quer mudar a expressão no rosto de pessoas.
Mas, caso queira abandonar completamente a edição de imagens, é possível também pedir uma arte ou foto criada inteiramente por Inteligência Artificial. O resultado final é muito próximo do que já vemos nos concorrentes, mas com a vantagem de poder ser manipulado com os outros recursos nativos do Photoshop.
A Adobe ainda não divulgou como o Firefly vai ficar disponível para usuários do Photoshop. O mais provável é que ele vá fazer parte do Creative Cloud, sistema de assinatura que a empresa já oferece. Como isso vai impactar no preço do pacote, ainda não é sabido.
Um dos setores que mais está sendo transformado pela Inteligência Artificial é o criativo. E esse impacto será sentido com força nos departamentos de marketing, publicidade e criação das empresas. Em sua nova versão, o Photoshop permite criar uma campanha inteira sem precisar sair do software. Nada de fotografar, produzir e gastar milhares ou até milhões de reais. Com apenas alguns cliques do mouse e linhas de prompt, já é possível desenvolver campanhas inteiras de qualidade antes inacessível. Quem aprender a aplicar isso agora na estratégia de campanhas e comunicação vai estar um passo à frente.
Torne-se um líder que domina o ChatGPT e outras ferramentas A.I. para otimizar processos e tomadas de decisão. CONHEÇA SOBRE O CURSO AQUI.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo
Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!