Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

PicPay compra Guiabolso. E o que acontece agora?

O aplicativo de carteira digital controlado pela holding J&F, da família Batista, fez a aquisição de 100% da fintech e adicionou ao negócio 6 milhões de usuários. Entenda!

PicPay compra Guiabolso. E o que acontece agora?

PicPay (Foto: Divulgação PicPay)

, jornalista

5 min

23 jul 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

De olho no open banking, uma das mais recentes revoluções do mercado financeiro, o PicPay, aplicativo de carteira digital controlado pela holding J&F, da família Batista, comprou a fintech Guiabolso. O objetivo é se tornar protagonista do open banking e acelerar a operação de um marketplace financeiro. O valor do negócio não foi divulgado. 

Por enquanto, nada deve mudar para os usuários do PicPay e do Guiabolso. Os aplicativos continuarão funcionando de forma independente, mas, segundo a empresa, a expectativa é, em breve, lançar novas funções e sinergias que possam oferecer uma melhor experiência aos clientes das duas marcas.

Aula gratuita: PIX e Open Banking: como nos adequamos a eles?

E O QUE ACONTECE AGORA?

Agora, com a compra, o PicPay se torna dono de toda a operação do Guiabolso — que tem 6 milhões de usuários, R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma e cerca de 200 funcionários. O time é composto em sua maioria por profissionais especializados em dados e tecnologia e será integrado aos 3 mil colaboradores do PicPay.

Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, atuará como diretor responsável por open banking. “O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, afirma em comunicado enviado à StartSe Alvarez.

A compra está atrelada ao objetivo da empresa em marcar forte presença no open banking. Não é à toa que a negociação inclui toda a tecnologia, inteligência de dados e execução do open banking do Guiabolso. Além disso, a empresa tem um marketplace financeiro — outra aposta do app — com cerca de dez parceiros como BV, Creditas, Digio e Órama. O que faz com que o PicPay aumente a cartela de parceiros em distribuição de cartões, empréstimos, investimentos e seguros. 

“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do open banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, diz em comunicado enviado à StartSe José Antonio Batista, CEO do PicPay.

POR QUE IMPORTA?

É importante notar o movimento do PicPay em relação ao open banking. A empresa mira o sistema financeiro aberto que é uma das mais recentes revoluções do mercado financeiro e promete revolucionar o setor (também) no Brasil

O Banco Central (BC), por exemplo, está implementando — em fases — a novidade no país. A primeira começou em fevereiro deste ano e a fase quatro (última prevista) deve ser lançada em 15 de dezembro de 2021. Clique aqui para entender mais.

Com a compra, o PicPay se prepara para potencializar o open banking a medida que o sistema evolui no Brasil. E a aposta está atrelada ao crescimento da modalidade no mundo. Reino Unido, Austrália, Hong Kong, e Cingapura são países que já adotaram. O Reino Unido, por exemplo, implementou em 2018 e é considerado berço e referência de open banking. O resultado? Atualmente conta com cerca de 2,5 milhões de adeptos, de acordo com a Open Banking Implementation Entity.

Thumbnail do vídeo

Sua concorrente não vai esperar você fazer um MBA de 2 anos. Você não tem tempo para perder e deixar de tomar decisões HOJE que vão definir o futuro do seu negócio. Conheça o StartSe Executive Program, uma Formação Executiva que te prepara para o Agora. Ele é indicado para você que precisa reconstruir novos modelos, e quer aprender e se preparar para reinventar sua empresa com mais velocidade rumo à inovação.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!