Ao buscar investimento para sua startup, todo empreendedor se pergunta qual a melhor maneira de montar seu pitch deck. Conheça alguns exemplos bem-sucedidos.
pitches-mais-bem-sucedidos-startups (Foto: GettyImages).
, Head de Conteúdo na Captable
8 min
•
14 jun 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Juliana Irala, da CapTable Brasil.
Como qualquer empreendedor, fundadores de grandes companhias, como Airbnb e Uber, também tiveram de criar pitch decks no início de suas jornadas para convencer investidores ou fundos que seus negócios valiam o dinheiro deles. E convenceram, claro.
O pitch deck do Airbnb, por exemplo, virou conhecido no mercado por ter “ajudado” a plataforma de aluguel de casas e quartos a arrecadar mais de US$112 milhões. E o motivo: ele é simples, de fácil compreensão e eficiente.
Nisso, de acordo com a DocSend, plataforma para gerenciamento de documentos, os investidores passam pouco menos de 4 minutos olhando a apresentação. O ideal é manter o total de slides entre 10 e 30, utilizando imagens e gráficos, assim como o da Airbnb.
Outro pitch deck que ficou muito conhecido foi da Buffer pela transparência. Tão transparente que a empresa foi uma das primeiras a lançar seu pitch deck publicamente, para não apenas ajudar outros empreendedores, como também para mostrar boa vontade.
As startups não são perfeitas e os investidores sabem disso. Então, em vez de focar apenas nos seus sucessos, é importante que os empreendedores sejam honestos a respeito de suas forças e fraquezas. É positivo tanto passar pelas áreas que já estão bem estruturadas, como também passar por aquelas que ainda precisam de atenção.
Transparência reforça a honestidade e confiabilidade da sua marca e, ainda, mostra confiança no seu produto ou serviço.
Confiança que os fundadores da Uber mostraram em seu pitch deck. Ainda que nele, o modelo de negócio apresentado não era o que a Uber faz hoje, ele é um ótimo exemplo de como acreditar no produto.
Afinal, em 2009, era um pouco difícil visualizar táxis que buscariam os passageiros em minutos, sem que eles precisassem ligar com antecedência ou ficar esperando na calçada.
Os pontos trazidos no pitch deck da Uber vão direto ao ponto, em vez de longas explicações. Os fundadores acreditavam que a sua ideia bastava, e só precisavam que os investidores a vissem da mesma maneira.
Já a Dropbox, uma das pioneiras de armazenamento, foi por outro lado. Em seu pitch deck de 2007, a companhia explicou todo o porquê por trás da ideia do armazenamento em nuvem.
A cada slide, a companhia vai apresentando como as soluções do Dropbox vão beneficiar os usuários e mudar a maneira como as pessoas trabalhavam e compartilhavam arquivos e dados importantes. Ou seja, é importante explicar o porquê o momento é ideal para lançar o produto ou serviço.
Além disso, a Dropbox traz uma comparação dos concorrentes para mostrar como o seu produto é melhor, focando nas características e depois evidenciando os benefícios para explicar o motivo de investir nestas características.
Com os exemplos apresentados, já dá para ver que não há uma fórmula perfeita. Mas, independente de como a apresentação é organizada, do tamanho e dos pontos trazidos, algo é certo: ela terá de ser apresentada para muitas pessoas.
O processo de busca por investimento pode ser demorado, com muitas reuniões. Há maneiras de otimizar o tempo, como buscar fundos seed (que aportam valores maiores, com menos reuniões) e considerar as plataformas de investimento, que possuem processos mais ágeis, alinhados ao mundo das startups e oferecem vantagens compostas na hora de buscar capital.
Quer saber antes sobre startups inovadoras e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!