O recorde de transações do Pix demonstra que o consumidor quer mais agilidade e eficiência — e a sua empresa precisa acompanhar isso
Pagamento com PIX (Foto: Canva)
, Founder da StartSe
4 min
•
1 jun 2023
•
Atualizado: 19 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Aceita PIX? Se a resposta for não, tem algo errado. Afinal de contas, o PIX acaba de se tornar o meio de pagamento mais usado no Brasil, superando cartões de crédito, débito e boletos. Os dados são do Banco Central do Brasil.
O Banco Central do Brasil também disse que, como esperado, o volume de saque de dinheiro nos caixas eletrônicos vem caindo de forma acentuada, como efeito também da adoção do PIX.
Atualmente, o mercado de pagamento se divide assim:
O restante fica dividido em Transferências, Cheques e Cartões Pré-Pagos. É claro que estes dados não levam em conta os pagamentos feitos em dinheiro vivo, que ainda é uma parte importante deste ecossistema.
A mudança de comportamento do consumidor está intimamente ligada ao avanço tecnológico e à digitalização dos serviços. Cada vez mais, as pessoas estão utilizando dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para realizar suas compras e transações financeiras. A comodidade, agilidade e segurança oferecidas pelas opções de pagamento digital têm sido fatores determinantes na escolha dos consumidores.
Dessa forma, as empresas que desejam se manter competitivas no mercado precisam estar atentas a essa mudança de comportamento do consumidor. É essencial oferecer opções de pagamento modernas e eficientes, como o Pix, além de investir em uma experiência de compra digital aprimorada, que seja intuitiva, segura e ágil. Isso não apenas atrairá novos clientes, mas também fidelizará aqueles que valorizam a praticidade e conveniência nas suas transações.
Aprenda a coletar, analisar e interpretar dados relevantes para o seu negócio. Neste curso, nós vamos mostrar como utilizar ferramentas avançadas para identificar padrões, compreender o comportamento do consumidor e otimizar suas operações. Saiba mais aqui
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!