Alta da moeda é um dos destaques desta edição. Confira as outras!
Bitcoin (Foto: Getty Images)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
O "Agora em 10" é novo podcast da StartSe para quem quer saber rápido o que está acontecendo de mais interessante em inovação, startups e tecnologia. Tudo em até dez minutos. Saiba o que está sendo discutidos nos bastidores, tenha o termômetro do que está funcionando ou não neste mercado e quais são os líderes que estão impactando o setor e construindo o futuro AGORA.
Neste episódio:
Não dá mais para ignorar o Bitcoin. Nesta semana, a criptomoeda teve uma valorização recorde — o que chamou atenção de empresas, influenciadores e governos.
A Tesla, por exemplo, investiu US$ 1,5 bilhão na criptomoeda. O objetivo da companhia é de rentabilizar o dinheiro que não é utilizado no dia a dia da operação.
Mas o bitcoin é uma alternativa viável de investimento? Confira a opinião de Bernardo Quintão, diplomata do Mercado Bitcoin: “Cada vez mais o Bitcoin está se provando como essa alternativa mais tecnológica, avançada, esse ouro 2.0, na perspectiva de uma tesouraria que quer manter o poder de compra de seu caixa. Algumas empresas estão mais agressivas, outras menos, mas o movimento aparentemente está só começando e deve aumentar. Antes era uma medida muito corajosa de um chefe de finanças investir em Bitcoin, criptoativos, daqui a pouco corajoso será o que não tiver um potencial pequeno de seu caixa e ficar de fora da tendência”.
Além disso, a montadora de veículos elétricos comandada por Elon Musk pretende aceitar a criptomoeda como forma de pagamento, mas de forma limitada. Quem também tomou essa decisão foi a Mastercard e o PayPal.
Na decisão, a Mastercard afirmou que “não deseja influenciar que as pessoas comecem a usar Bitcoin, mas que possam transferir valores como quiserem, pois o dinheiro é delas”. Você já imaginou fazer compras usando a criptomoeda?
Outra pessoa que deseja tornar o Bitcoin comum no dia a dia das pessoas é Francis Suarez, prefeito de Miami. Ele deseja que os funcionários do governo recebam parte do salário em Bitcoin.
Ele afirmou que a cidade é “pró-criptomoeda” e também quer possibilitar que os cidadãos paguem os impostos usando a moeda criptografada.
O objetivo é claro: tornar Miami uma cidade mais atrativa para as empresas de tecnologia, que estão olhando de forma cada vez mais atenta às possibilidades que a criptomoeda oferece. E agora, o que mais poderemos esperar para o Bitcoin em 2021?
A SpaceX, empresa de exploração espacial comandada por Elon Musk, recebeu um aporte de 850 milhões de dólares.
Porque é quente: a empresa está captando cada vez mais recursos, atingiu o valor de mercado de 74 bilhões de dólares e… Está se aproximando do Brasil! De acordo com o Tecnoblog, a empresa abriu dois CNPJs e planeja oferecer a Starlink, sua internet via satélite em breve no país!
Atualmente, existem mais de mil satélites da Starlink no espaço.
A Ford e a Jaguar anunciaram um prazo para abandonar os carros a combustão de sua linha. No caso da americana Ford, a meta é de vender apenas carros elétricos na Europa até 2030. Já a marca inglesa de carros esportivos Jaguar prometeu ter apenas veículos elétricos em sua linha a partir de 2025.
Porque é morno: há muitos anos nós ouvimos falar das marcas de carro se tornando 100% elétricas, mas isso está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Quem ainda não entrou nessa estratégia, talvez seja hora de rever os planos.
Mais um efeito da pandemia! Neste momento, o mundo está passando por uma falta generalizada de chips para a fabricação de celulares, computadores, televisões, carros e até mesmo cartões de crédito! A falta é resultado do aumento da demanda, que estrangulou a capacidade de produção.
Porque é frio: apesar da demanda estar aquecida, o termômetro fica no frio pois a capacidade da indústria se adaptar rapidamente frente à nova realidade deixou a desejar, especialmente no ramo automobilístico, em que a perda estimada é de 61 bilhões de dólares.
“Geralmente, a comunidade tem que esperar por uma primeira oferta pública de ações (IPO) para investir, mas, neste período, o valor de mercado já está muito alto. Nós estamos te convidando para possuir a Nothing desde o início, no mesmo preço da nossa Série A, e estar a bordo em toda a corrida” - Carl Pei, cofundador da Nothing e OnePlus
A frase da semana é de Carl Pei, cofundador da montadora de smartphones chinesa OnePlus. Ele fundou a Nothing, uma startup de tecnologia que ainda mantém um mistério sobre seus produtos…
O que Carl Pei está fazendo já existe no Brasil e chama-se crowdfunding de investimentos. Paulo Deitos, CEO da Captable, nos explicou porque isso é interessante:
“A vantagem da empresa é de fidelizar aquele cliente que já é um fã, tornando-o um embaixador. Ele já gosta da companhia e recomenda o produto ou o serviço. Com uma rodada de crowdfunding de investimento, passa a ganhar outros incentivos — o negócio que ele investiu cresce, assim como o seu dinheiro”, comenta Paulo Deitos, CEO do crowdfunding de investimentos CapTable.
O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!