O Magalu está apostando na estratégia chinesa de super apps para crescer: entenda como.
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
O Magazine Luiza quer se tornar um super aplicativo – e está comprando empresas para tornar isso possível. A primeira aquisição de 2021 foi da Vipcommerce, nesta semana. A plataforma facilita a digitalização de supermercados, para que possam vender seus produtos online.
Desde que a pandemia teve início no Brasil, em março de 2020, o Magalu passou a oferecer mais produtos de supermercados em sua plataforma. Essa nova vertical agora representa 40% dos itens vendidos pela companhia.
Com a aquisição, o Magalu deseja ser ainda mais reconhecido como um local para fazer compras de alimentos. Além de já estar presente na vida dos clientes na aquisição de eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, agora também fará parte da mesa dos brasileiros.
Entenda tudo sobre o movimento do Magalu no nosso podcast “Agora em 10”:
O podcast está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Google Podcasts.
Em 2020, o Magalu comprou onze diferentes empresas, nos setores de publicidade e comunicação, indústria, delivery, entre outros. O objetivo em comum era oferecer um ecossistema cada vez mais completo de soluções aos clientes. São elas:
A Stoq é uma plataforma de gestão de pagamentos para pontos de venda. Já a fintech Hub oferece serviços de contas digitais, com serviços de transferências, uso de cartão de crédito e débito, saques, entre outros. Ambas dão mais força ao Magalu Pay, a carteira digital do Magalu.
Comprada em janeiro de 2020 por R$ 31 milhões, a Estante Virtual é um site de compra e venda de livros novos e usados.
O portal de tecnologia Canaltech, a plataforma de mídia InLoco e a Unilogic Media Group serviram para fortalecer a frente de marketing de conteúdo do Magalu. “A união de e-commerce, conteúdo e publicidade é um negócio em expansão em todo o mundo. Queremos fazer parte dele e, assim, oferecer novos serviços aos nossos sellers", disse Frederico Trajano, CEO do Magalu, no anúncio.
A logística é parte essencial do negócio do Magalu. Não por acaso, em outubro de 2020, a companhia anunciou a aquisição da GFL Logística e SincLog. O objetivo foi de realizar entregas cada vez mais rápido e fortalecer as etapas de coleta, reduzindo preços e prazos.
Concorrente do iFood, Rappi e Uber Eats, a plataforma de delivery de refeições tem mais de 2 milhões de clientes e realiza mais de 20 milhões de entregas por ano.
O Magalu adquiriu a Hubsales para fortalecer o F2C: a venda direta das fábricas para os consumidores, através de canais digitais. A companhia passou a integrar produtos de fabricantes e cortar intermediários, diminuindo valores e oferecendo preços mais competitivos.
A educação também tem lugar dentro do ecossistema do Magalu. A empresa comprou a Digital ComSchool, escola especializada em marketing digital e e-commerce que conta com mais de 80 mil alunos.
O termo “super app” ou “super aplicativo” foi popularizado na China, a partir dos exemplos da Alibaba e Tencent. As empresas oferecem o AliPay e o WeChat, respectivamente.
Ambos os aplicativos concorrem pelo tempo e pela atenção dos chineses do início ao fim do dia, oferecendo corridas, pagamentos, delivery, conversação, e-commerce e até consultas médicas. Hoje, essas empresas oferecem um verdadeiro ecossistema de serviços e concentram, inclusive, soluções de outras companhias em seus apps.
No Brasil, o Magalu e a Rappi são duas das empresas que seguem o exemplo chinês e concorrem para reproduzir o modelo. Enquanto a Rappi aposta na inclusão de serviços de outras empresas dentro da plataforma, o Magalu possui uma estratégia mais agressiva de aquisição das companhias.
Domine os conceitos do modelo de Varejo que está revolucionando o mundo. Conheça a nossa Formação Internacional New Retail Revolution e aprenda o modelo chinês que empresas como Magalu e Amazon estão se inspirando para dominar seus mercados.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!