Fabio Neto, sócio da StartSe, compartilha com a gente 20 insights de 20 dias na Ásia
Singapura (Imagem: Fabio Neto)
, Redator
4 min
•
1 jul 2024
•
Atualizado: 1 jul 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Fabio Neto, sócio da StartSe
A nossa primeira parada foi na chamada Asia Pacífica ou APAC, onde desembarcamos especificamente em Singapura.
Singapura é um espetáculo a parte.
A famosa “cidade em um jardim” é um exemplo mundial de projeto de país bem sucedido em todos os aspectos: econômico, sustentável, turístico, etc.
Desde que fiz um MBA na Califórnia em 2012, Singapura entrou no meu radar. Naquela época (mais de uma década atrás) só se falava nesse país “cidade-estado”, que vinha se tornando uma potência.
Além de ter a maior renda per capita do mundo, é referência em tecnologia e abrigo para diversas empresas e ecossistemas.
4 grandes motivos desse sucesso (frame foto):
- Capital humano com altíssimo grau de formação
- Estabilidade Política Econômica
- Regras de Negócios e Incentivos Fiscais
- Iniciativas Digitais Governamentais
Sinais importantes
1. Grandes Cias chinesas abrindo seus HQs por lá em um esforço de buscar uma identidade “mais neutra” e ter menos atritos geopolíticos com o Ocidente. O principal exemplo é a ByteDance (dona do TikTok), dentre outras.
2. O varejo de Singapura já chegou no Brasil. A Shopee que muitos acham ser chinesa, na verdade não é. Ela nem existe na China! Shopee é de Singapura e tem como principal mercado-alvo o Brasil (farei um post só sobre eles).
3. Singapura é a NY do Oriente, no sentido de abrigar uma diversidade multicultural absurda, que faz dela um lugar para testes de produtos globais.
4. Flagships por todos os lados. As grandes marcas decidiram que Singapura seria o destino para as lojas mais “disruptivas” do mundo, testando conceitos inovadores, como Apple Flutuante, Chocolateria da Louis Vuitton, Bacha Coffee, Ray Ban Cafe, etc.
5. Marina Bay Sands, que é o projeto multiuso mais impressionante e bem planejado que já conheci:
O sensacional circuito de F1 que passa no meio de tudo isso à noite.
E por aí vai.
Esse é um exemplo de como um projeto bem planejado pode ajudar a mudar um país.
Leitura recomendada
Visite a gigante número 1 em inovação do Oriente. E gere 5 anos de evolução no seu negócio em apenas 5 dias. Faça a imersão internacional de negócios de 5 dias nos principais polos de inovação da China para aprender novas estratégias e modelos de negócio focado em novas tecnologias, mercado financeiro, e-commerce e crescimento em escala em nível global. Se conectando com empresas e altos executivos chineses para orientação de negócios e parcerias internacionais.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!