StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a Zenvia, plataforma de atendimento ao cliente, vai unir sua operação com a startup D1

Saiba como as empresas pretendem formar a maior plataforma de comunicação de experiência do cliente da América Latina.

Por que a Zenvia, plataforma de atendimento ao cliente, vai unir sua operação com a startup D1

, jornalista

7 min

25 mar 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

A Zenvia, plataforma de soluções para atendimento online, e a D1, provedora de Software como Serviço (SaaS) para orquestração de jornadas digitais, anunciaram nesta quinta-feira (25/03) a assinatura da união de suas operações — que deve ser concluída no segundo semestre deste ano. Com o negócio, as empresas somam juntas o faturamento de R$ 500 milhões. 

A movimentação traz troca de ações. Fernando Wosniak Steler, CEO da D1, vira acionista do grupo Zenvia junto com Cassio Bobsin, fundador e CEO da Zenvia. O Inovabra Ventures, braço de venture capital do Bradesco — que realizou investimento Série A na D1 —, e a Oria Capital, investidora da Zenvia, permanecem como acionistas. 

Steler continua como CEO da D1 e passa a fazer parte do Conselho de Administração da Zenvia.  

Fernando Wosniak Steler, fundador e CEO da D1 (Foto: Divulgação)

OBJETIVO

As empresas pretendem formar a maior plataforma de comunicação de experiência do cliente da América Latina. Para isso, vão aumentar o serviço de contato digital oferecido às empresas: da jornada de compra à comunicação final com o consumidor. “Demos um passo importante em nossa estratégia, ao nos consolidarmos como plataforma unificada de comunicação para experiência do cliente, oferecendo uma atuação ponta a ponta, desde as soluções até os canais de comunicação”, escreveu em nota à imprensa Cassio Bobsin, CEO da Zenvia.  

Como? De um lado, com a experiência da Zenvia — fundada há 17 anos e referência no mercado latino-americano de CPaaS (Communications Platform as a Service, ou, Plataforma de Comunicação como Serviço). A companhia foi listada no relatório global do Gartner, o Market Guide for Communications Platform as a Service, de 2020, como co-criadora de implementação de CPaaS. As soluções e ferramentas oferecidas pela empresa facilitam a conexão dos consumidores por meio de canais como chat, SMS, voz e WhatsApp. Atualmente, a marca atende mais de 9 mil empresas. Sua última aquisição foi em julho de 2020, quando comprou a startup argentina Sirena, que oferece comunicação para equipes de vendas por WhatsApp. Em novembro do ano passado, internacionalizou suas operações para o México. 

Do outro lado, a D1, fundada em 2012, que atua no mesmo setor, mas oferece serviços com foco na jornada online do cliente (do início da compra até o pós-venda) cresceu 287% no último ano em comparação com 2019. Seu portfólio totaliza cerca de 100 clientes, como Azul Seguros, Bradesco e Itaú. Em outubro do ano passado, a empresa comprou a Smarkio, especializada em automação do atendimento ao cliente com uso de inteligência artificial. 

“Crescemos 287% ao comparar 2019 com 2020 e planejamos continuar esse alto crescimento nos próximos anos, que deverá ser acelerado pela sinergia com a Zenvia. Juntos, já nos tornamos a maior plataforma de comunicação para experiência do cliente na América Latina. Estamos motivados em saber que ainda existe muito espaço para crescer”, escreveu Fernando Wosniak Steler, fundador e CEO da D1.

SETOR DE TECNOLOGIA E CPAAS

O mercado da comunicação como serviço tem crescido nos últimos anos — e foi acelerado pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Afinal, a chegada da covid-19 exigiu a digitalização das empresas e mudou o comportamento do consumidor. Segundo a pesquisa CX Trends 2021, 65% das pessoas buscam comprar de empresas que oferecem transações digitais rápidas e fáceis. Ainda de acordo com o relatório, as empresas que conseguem entregar uma boa experiência digital têm 75% mais chances de aumentarem os gastos de seus clientes. 

Além disso, segundo previsões da IDC Brasil, o mercado de tecnologia deve crescer 7%. E "50% das empresas voltam a aumentar seus investimentos no setor", diz a consultoria. 

Sua concorrente não vai esperar você fazer um MBA de 2 anos. Você não tem tempo para perder e deixar de tomar decisões HOJE que vão definir o futuro do seu negócio. Conheça o StartSe Executive Program, uma Formação Executiva que te prepara para o Agora. Ele é indicado para você que precisa reconstruir novos modelos, e quer aprender e se preparar para reinventar sua empresa com mais velocidade rumo à inovação.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!