Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que apostar em uma rede privada 5G? Aprenda com cases da Nestlé e Siemens!

Por ser mais flexível do que as gerações anteriores de comunicação móvel, a conexão 5G sai na frente em diversos aspectos. Entenda!

Por que apostar em uma rede privada 5G? Aprenda com cases da Nestlé e Siemens!

Foto de bruce mars na Unsplash

, Palestrante e Mentor de Vendas B2B

7 min

13 dez 2023

Atualizado: 13 dez 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por ser mais flexível do que as gerações anteriores de comunicação móvel, a conexão 5G sai na frente em diversos aspectos. 

  • Ela proporciona a construção e operação de um sistema exclusivo para o uso privado de uma empresa, indivíduo ou entidade governamental.

Enquanto as redes 5G públicas estão nas mãos de operadoras de rede móvel, as quais oferecem o sinal em uma determinada região, visando garantir maior largura de banda para o máximo número possível de consumidores, uma rede 5G privada é operada pelo próprio usuário. Por exemplo, uma indústria.

E no caso das redes industriais, o que se busca é a baixa latência e a alta disponibilidade, consolidando o número de soluções ou interfaces de comunicação implantadas. Sem abrir mão da maior segurança de dados, os quais permanecem na própria empresa para que o proprietário decida sobre qual a melhor forma de processamento de suas informações.

Nestlé adota rede 5G privada em projeto de indústria 4.0

A Nestlé concluiu a primeira etapa de implementação de 5G SA (standalone) em uma fábrica localizada em Caçapava, interior de São Paulo. A instalação é fruto de uma parceria firmada no final do ano passado entre a companhia e a Claro, a Embratel e a Ericsson.

Segundo a Nestlé, é a primeira vez que a tecnologia de última geração é aplicada para fins de indústria 4.0 na América Latina. A arquitetura de rede habilitada pela Embratel com 5G da Claro e usando tecnologia de redes privativas da Ericsson opera completamente separado da rede móvel pública.

Com o 5G, a Nestlé conseguirá espera mais eficiência e menor latência em seu ecossistema digital. Ao longo dos últimos anos, a empresa tem incorporado novas linhas, linhas, robôs, automação e realidade aumentada, com benefícios em produtividade, eficiência e aproveitamento de pessoas, atingindo ganhos importantes por meio da transformação digital.

Com a tecnologia, a Nestlé também espera ver grandes benefícios para a operação de veículos autoguiados (AGV) na fábrica. Com redução na latência, o controle do equipamento passa a ocorrer quase em tempo real e de forma remota, possibilitando que seja usado com mais segurança, prevenindo riscos de colisões.

Siemens é a 1ª licenciada para operar 5G industrial no Brasil

A Siemens é a primeira empresa brasileira a obter a licença definitiva para operar o 5G privativo em sua planta industrial. A chegada do 5G à fábrica de Jundiaí (SP) coloca a empresa como referência na implementação da tecnologia em seus próprios processos.

Assim que a faixa de frequência entre 3.7 e 3.8 GHz foi aprovada, a Siemens solicitou a licença à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi a primeira indústria a obter a permissão.

A Siemens vai utilizar seu roteador 5G industrial apresentado ao mercado em 2021, Scalance MUM856-1, capaz de conectar aplicações industriais locais a redes de telefonia móvel 5G, 4G e 3G públicas. 

  • Ele oferece suporte a aplicações diversas, como acesso remoto via redes 5G públicas e veículos guiados automatizados na indústria. 
  • O dispositivo oferece largura de banda alta de até 1000 Mbps para o downlink e até 500 Mbps para o uplink.

Graças ao suporte IPv6, os dispositivos também podem ser implementados em redes de comunicação modernas. Várias funções de segurança estão incluídas para monitorar o tráfego de dados e proteger contra acesso não autorizado. 

Por exemplo, um firewall integrado, bem como autenticação de dispositivos de comunicação e criptografia de transmissão de dados via VPN. Se não houver uma rede 5G disponível, o dispositivo muda automaticamente para redes 4G ou 3G.

POR QUE IMPORTA?

O 5G privado permite atender às necessidades de comunicação da IoT junto às fábricas, com os avanços ideais para promover as inovações na área da robótica, manuseio de materiais e manutenção preditiva. E o melhor: a rede privada 5G em fábricas inteligentes minimizará as conexões cabeadas, simplificará a coleta e análise de dados e, além de tudo, melhorará a segurança dos trabalhadores.

Achou que a série de 5G e Indústria 4.0 havia acabado? Não! Por isso, fique atento aqui na StartSe. Semana que vem vou trazer o tema “ Como o 5G deve impulsionar de forma significativa os recursos de IoT". Te espero!

*Este artigo não representa a opinião da StartSe; a responsabilidade é do autor.

LEITURA RECOMENDADA

Agora é o momento da prática. Leve seus negócios e organizações para o próximo nível com soluções avançadas em gestão e ferramentas IA. Saiba como isso é possível aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Executivo e autor de 2 e-books sobre indústria 4.0: "Como a indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI" e "Como desmistificar a indústria 4.0 e aplicá-la ao seu negócio".

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!