Entrar em um estado de aprendizado constante pode mudar completamente a rotina de sua equipe; entenda como
Foto: Artem Podrez/Pexels
, colunista
5 min
•
14 ago 2023
•
Atualizado: 14 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
No início da minha carreira como líder de pessoas, certa vez ouvi de um chefe que quando você se torna um gestor, você ganha consigo um megafone. Mergulhando nesta teoria e indo para além da comunicação, a postura e resultados que o líder apresenta sempre irá de encontro ao alcance que sua equipe ecoa em relação a performance e maturidade.
Então, o que o líder pode fazer para se alavancar desta conexão ganha-ganha, prosperar como profissional e, consequentemente, desenvolver ainda mais a sua equipe?
De acordo com uma pesquisa realizada pela universidade de Harvard, líderes que trabalham em modo de aprendizado desenvolvem habilidades de liderança mais fortes do que seus pares. Mas o que isso significa exatamente?
Não se preocupe: adianto que o modo de aprendizado não é mais um dos vários pratos que o líder precisa equilibrar em sua super concorrida agenda cheia de reuniões. Pelo contrário, refere-se a uma mentalidade que justamente lhe dará o suporte para se manter um bom profissional em constante evolução.
O modo de aprendizado está diretamente ligado ao conceito Mindset de Crescimento apresentado pela professora de Stanford, Carol Dweck, em seu livro Mindset - a nova psicologia do sucesso, onde a autora aborda que nossas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas ao longo do tempo com esforço e aprendizado.
O líder que adota esta mentalidade tem como postura encontrar nos seus fracassos uma oportunidade para crescer e realizar melhorias constantes nas suas atividades de rotina. Isso porque está aberto a refletir sobre si mesmo, auto avaliar-se e criticar-se com o objetivo de crescer ainda mais.
De forma prática, o profissional se desenvolve a partir da sua vivência como líder avaliando e ajustando seus comportamentos. Um exemplo é testar novas formas de trabalhar, como posicionar-se diferente em uma reunião recorrente para evoluir alguma habilidade específica, definir metas de aprendizado e também ter momentos para refletir sobre o seu próprio desempenho: o que deve começar, parar ou continuar a fazer.
Outro exemplo é, frequentemente, se fazer a pergunta “estou no modo de aprendizado?” para ter uma reflexão ainda mais profunda sobre as oportunidades a melhorar.
Mas não é só isso. Ainda trazendo a teoria do megafone, onde tudo o que o líder fala e faz ecoa para sua equipe, o líder em modo de aprendizado se conecta com sua vulnerabilidade ao tomar consciência de que nem sempre terá todas as respostas ou acertará, o que, potencialmente, o tornará mais empático e humano.
Por fim, a forma de ecoar o melhor dos sons será liderando pelo exemplo e compartilhando seus aprendizados. Ao fazer isso, estará aprendendo e se desenvolvendo ainda mais, como um ciclo que se repete e evolui a todo o momento.
Marcela Franco é membro da First Movers, comunidade de alta liderança de RH da StartSe. Participe gratuitamente e conecte-se com os maiores especialistas do mercado.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, colunista
Atualmente é gerente dos programas de treinamento do Brasil para a área de experiência do cliente na 99. Nos últimos oito anos esteve imersa em dois dos maiores unicórnios brasileiros - Nubank e Didi, da qual a 99 faz parte. Possui sólida expertise em estruturação de projetos focados na melhoria da experiência de colaboradores, transformação da cultura organizacional e desenvolvimento de líderes. Graduada em administração, especializada em coaching de liderança executiva, alta performance e certificação internacional como Chief Hapiness Officer pela Happiness Business School.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!