StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que investir no que você gosta - especialmente no mundo das startups

Ao contrário de outros tipos de investimento, utilizar a emoção para investir em startups pode ser uma boa opção, entenda.

Por que investir no que você gosta - especialmente no mundo das startups

por-que-investir-no-que-você-gosta

, Head de Conteúdo na Captable

4 min

24 mar 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Victor Marques

Embora diversificar seu portfólio seja sempre recomendado, um dos erros mais comuns no investimento em startups é não possuir foco. Definir sua tese de investimento e encontrar um nicho é muito importante. Focar-se em um nicho possibilita que investidores tenham maiores chances de encontrar soluções que atendam problemas específicos, sem muitas soluções disponíveis. Mas, de que forma escolher esse nicho?

Diferente de outros tipos de investimento, utilizar a emoção no momento de decidir escolher investir em startups pode ser uma boa opção. Escolher seu nicho pode ter a ver com sua paixão, escolhendo algo que você ame falar sobre ou que intriga você e também, claro, se aprofundar o máximo possível nessa determinada área.

VANTAGENS

Foco e esclarecimento são essenciais para entender tudo sobre seu nicho escolhido, se houver dificuldade em começar, uma boa opção é entender quais indústrias estão com crescimento acelerado. 

Ainda há outras vantagens: ter um nicho bem definido de investimento faz com que você encontre frequentemente oportunidades mais escaláveis, já que vivemos numa era de ultra-especialização - cada vez mais os negócios são focados em resolver muito bem um problema específico.

Incluir a emoção no processo de escolher o seu nicho é bem lógico (embora pareça contraditório), já que provavelmente você entende, lê, se informa e busca conteúdos que estejam alinhados aos seus gostos pessoais. Dessa forma, torna-se muito mais fácil e orgânico estar sempre por dentro do mercado das startups em que você decidiu investir.

FOCO

Se você acha que apenas alguns investidores se guiam por suas paixões, se engana: uma prática comum no mundo dos investimentos-anjo é focar-se em sua área de interesse, um nicho específico. É o caso dos 4 investidores-anjo abaixo:

  • Brian O'Malle (Forerunner Ventures)

No que investe: próxima geração de vendas, marketplaces e startups de software para o comércio.

  • Esther Dyson (Way to Wellville)

No que investe: TI e healthtechs.

  • Peter Thiel (Founders Fund)

No que investe: o cofundador do PayPal foca seus investimentos em fintechs - especialmente as bancárias e as focadas em finanças de startups.

  • Bonny Simi (JetBlue Technology Fund)

No que investe: Traveltechs, especialmente startups early-stage que estejam no nicho de tecnologia em viagem e hospedagem.

Bonny-Simi-Presidente-JetBlue-Technology-Ventures

Esses são exemplos que comprovam que não existem paixões que não tenham representantes que valem a pena no mundo das startups. Seja fintech, healthtech ou traveltech, esses investidores resolveram focar naquilo que amam - e consequentemente conhecem. Essa pode ser uma estratégia muito positiva para quem começa a pensar em investir em startups e quer definir um nicho para focar seus investimentos.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!