Empresas criam perfis na rede social rival. Entenda o que está por trás da estratégia!
(Fotos: Getty Images)
, jornalista
7 min
•
24 mai 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Existe um ditado que, provavelmente, você conhece: “se não pode com eles, junte-se a eles.” Assim o Facebook e o TikTok fizeram. Rivais de longa data criaram um perfil — com direito a conta verificada (o selinho azul, sabe?) — na rede social concorrente. A estratégia pode estar atrelada em marcar território por lá para não ser esquecido.
Mas, analisando o caso mais recente, o da Meta, que no começo deste ano fez um perfil do Facebook no TikTok pode estar de olho no público-alvo da rede social chinesa: a Geração Z.
Isso porque, se de um lado a Meta tem o maior conglomerado de redes sociais do mundo, do outro vem enfrentando desaceleração de usuários.
Por exemplo, no último trimestre de 2021, pela primeira vez em sua história, o Facebook perdeu cerca de 500 mil contas ativas.
A estratégia seria, então, uma forma de alavancar o número e fisgar um público — que hoje está muito presente na rede social chinesa. Afinal, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos, de acordo com a empresa.
Não à toa. Afinal, enquanto o Facebook estava passando por essa turbulência, a rede social chinesa alcançou, em setembro de 2021, a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Além de liderar como o app mais baixado do mundo no primeiro trimestre de 2022, segundo a consultoria SensorTower.
Logo, estar presente em uma plataforma que está crescendo faz sentido. “As marcas aproveitam uma variedade de canais, como nossas plataformas de mídia social, para interagir com as pessoas. (...) Nossa intenção de estabelecer uma presença de marca e cultivar a comunidade em plataformas como TikTok ou outras não é diferente”, disse um porta-voz da Meta ao TechCrunch.
Se deu certo por um empurrãozinho da rede vizinha? Possivelmente não, já que não existiu publicações neste período. Mas ainda assim, o perfil do Facebook alcançou até o momento 145 mil seguidores e voltou a apresentar crescimento de usuários no primeiro trimestre de 2022, com 2,94 bilhões de usuários mensais.
No entanto, o Facebook não é o único a garantir seu espaço no TikTok. O Instagram Creator — exclusivo para criadores de conteúdos — também criou uma conta e faz anúncios por lá.
Também está marcando território no concorrente. A diferença é que o perfil é ativo nas redes sociais da Meta. Por exemplo, no Instagram tem cerca de 3.012 mil publicações postadas, com 3,4 milhões de seguidores. As interações também acontecem nos comentários. Já a página Facebook tem mais de 25 milhões de curtidas.
E por quê o TikTok estaria nas redes sociais de sua maior rival? Pelo mesmo motivo que a Meta: fisgar mais usuários, mas neste caso os Baby Boomers.
Contudo, esta não é a única iniciativa que a marca faz com sua concorrente. No próprio perfil do TikTok tem um ícone para usuários acessarem a conta da pessoa no Instagram.
Além disso, por meio da ferramenta TikTok Ads usuários têm acesso à integração com WhatsApp, mensageiro da Meta. O que faz sentido, pois, se o WhatsApp é um dos mais usados pelas empresas, logo oferecer dentro da rede social uma integração é uma baita sacada para estimular a postagem dos empreendedores. É o famoso, como abordamos no início deste texto, junte-se aos seus concorrentes.
Na Nova Economia não é raro estar perto dos concorrentes. Muitas vezes, é sinal de bom negócio para ambos os lados. No caso do Facebook, a rede social ganha fisgando novos usuários da Geração Z; e o TikTok, o mesmo, só que com a geração dos Baby Boomers. Será que existe espaço para todos? Talvez. Mas, seguimos acompanhando a relação entre as redes sociais.
E você, tem visto seus concorrentes como uma forma de fazer negócio e alavancar o seu resultado?
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!