Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que o TikTok pode ser o superapp do Brasil e revolucionar o e-commerce?

Empresa conta com uma equipe se dedicando intensivamente à preparação para transformar a plataforma no próximo grande e-commerce do Brasil

Por que o TikTok pode ser o superapp do Brasil e revolucionar o e-commerce?

TikTok (Foto: Hello I'm Nik/Unsplash)

, Product Owner na StartSe

5 min

28 jun 2023

Atualizado: 28 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Na preparação para as imersões executivas da StartSe na China, tive a oportunidade de visitar os escritórios da ByteDance, a empresa matriz do TikTok, e considerada a startup mais valiosa do mundo. Minha impressão foi surpreendente. 

  • A companhia conta com uma equipe se dedicando intensivamente à preparação para transformar a plataforma no próximo grande e-commerce do Brasil. Este é o começo da transformação da plataforma de vídeos curtos em uma plataforma multifuncional.

E isto faz muito sentido. Diferentemente de outras plataformas que tentaram criar um superapp no Brasil, o TikTok já possui uma sólida base de usuários no país (mais de 80 milhões), predominantemente jovem, que acelera a adoção de novas funcionalidades dentro de um mesmo app.

No geral, este é o plano que o TikTok pretende seguir para se estabelecer como um super app no Brasil:


1 - Lançamento do e-commerce (final de 2023)

  • Marcas e criadores de conteúdo poderão ter uma loja virtual linkada aos seus vídeos curtos.
     
  •  É esperado que os vendedores chineses, que já comercializam em plataformas como AliExpress e Shopee, adiram em grande número ― com alta possibilidade de cooperação com criadores de conteúdo brasileiros ― já que irão transicionar do formato imagem e texto das plataformas anteriores para vídeos curtos.
     
  • Live commerce também será disponibilizado.

Nesta fase, o TikTok será consolidado como uma plataforma onde as pessoas se habituarão a realizar compras em redes sociais, desde a descoberta de um produto até o pagamento, sem sair da plataforma.

2 - Oferta de serviços (em 2025)

  •  Seguindo o caminho já percorrido na China, quando os clientes estiverem habituados a comprar produtos no TikTok, serviços também poderão ser ofertados.
     
  •  Restaurantes, viagens, serviços de beleza, entre outros, poderão ser oferecidos por meio dos vídeos curtos. O cliente adquire um token virtual para ser utilizado offline.

3 -  Mini apps
 

  • Esta é a fase atual que o TikTok está vivenciando na China, onde praticamente tudo pode ser adquirido por meio das integrações dentro do ecossistema do TikTok.
     
  • Para ilustrar: se você vê um vídeo curto de um hambúrguer da "Hamburgeria do José", você poderá clicar no vídeo para abrir um mini app do iFood e solicitar a entrega do hambúrguer.
     
  • Esta seria a consolidação do TikTok como um ambiente onde os usuários se entretêm, se conectam, fazem compras e descobrem novos interesses, tudo dentro do mesmo app.

Por que importa?

Os planos que o TikTok tem para o Brasil são fascinantes e confirmam a ByteDance como uma parada obrigatória nas imersões da StartSe. Para os executivos de tecnologia no Brasil, este é um movimento para se manter em alerta, um testemunho poderoso da evolução constante no ecossistema de tecnologia. Prepare-se para navegar neste mar de possibilidades.

Empresas brasileiras podem aprender esse modelo chinês?

Boa parte das empresas costuma olhar para as empresas americanas para aprender e replicar modelos que estão dando certo, aqui no Brasil. Entretanto, empresas chinesas estão mais avançadas em vários setores: como inteligência artificial, varejo, e-commerce e os superapps. Eu recebo todos os anos centenas de empresários brasileiros aqui na China para mostrar tudo a eles: desde os ecossistemas de inovação, modelos de negócio até visitações e network com profissionais e gestores locais. 100% focado em negócios e exclusivo apenas para 30 participantes. Conheça aqui a Imersão China da StartSe e receba as informações das próximas turmas. Veja mais

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Global Digital Economy Specialist & Sinologist

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!